Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul já receberam, por meio das sedes das zonas eleitorais, as 8,3 mil urnas eletrônicas que serão distribuídas pelos colégios eleitorais para o pleito de outubro deste ano, em que serão escolhidos os vereadores e prefeitos. A informação é da coordenadora de Cadastro e Logística do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Elisabete Insaurralde, que na manhã desta segunda-feira (2) concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Rádio Livre, da FM 104,7.
Segundo ela, a distribuição dos equipamentos foi feita para os cartórios do interior e nesta primeira etapa elas devem permanecer armazenadas, até o momento certo em que serão preparadas para o pleito oficial, tudo feito de forma a garantir a segurança do período. “Em outro momento, haverá a distribuição das urnas para os mesários”, explicou.
Durante o bate-papo com a jornalista Priscila Trauer e o radialista Bernardo Quartin, a coordenadora destacou que nos casos mais distantes, todo o processo é feito com antecedência com a garantia de que “todos os eleitores vão votar”. Segundo ela, já um procedimento de vistorias dos locais de votação que teve início em meados de março deste ano e que em data mais próxima de 6 de outubro, servidores de cartórios eleitorais deverão fazer nova visita para verificar as condições do prédio e garantir que no dia da votação tudo estará de acordo com o necessário para que as pessoas possam exercer sua cidadania por meio do voto.
Todos os cuidados são válidos pensando também em locais de difícil acesso como é o caso dos ribeirinhos, comunidades no Pantanal, áreas rurais, assentamentos e aldeias indígenas. “Temos o plano A, B, C para garantir que todas as urnas funcionem perfeitamente no dia da eleição”, afirmou.
Durante a entrevista ela destacou a importância dos mesários e de todos os servidores da logística para uma eleição limpa e organizada. “São nossos braços no dia da eleição e por isso temos um cuidado muito grande nessa capacitação”, afirmou.
A votação estará aberta às 7h do dia 6 de outubro e os portões serão fechados às 16h, lembrando que o resultado geral deverá ser divulgado em tempo real pelo Tribunal Regional Eleitoral até uma hora e meia depois do final do pleito. Para as localidades onde haverá segundo turno de votação a data é 27 de outubro. No caso de Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande terá essa possibilidade , em função do número de eleitores.