Municípios de Mato Grosso do Sul já receberam 8,3 mil urnas para pleito de outubro

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul já receberam, por meio das sedes das zonas eleitorais, as 8,3 mil urnas eletrônicas que serão distribuídas pelos colégios eleitorais para o pleito de outubro deste ano, em que serão escolhidos os vereadores e prefeitos. A informação é da coordenadora de Cadastro e Logística do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Elisabete Insaurralde, que na manhã desta segunda-feira (2) concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Rádio Livre, da FM 104,7.

Segundo ela, a distribuição dos equipamentos foi feita para os cartórios do interior e nesta primeira etapa elas devem permanecer armazenadas, até o momento certo em que serão preparadas para o pleito oficial, tudo feito de forma a garantir a segurança do período. “Em outro momento, haverá a distribuição das urnas para os mesários”, explicou.

Rogério Medeiros/FM 104,7

Municípios de Mato Grosso do Sul já receberam 8,3 mil urnas para pleito de outubro

Jornalista Priscila Trauer e o radialista Bernardo Quartin

Durante o bate-papo com a jornalista Priscila Trauer e o radialista Bernardo Quartin, a coordenadora destacou que nos casos mais distantes, todo o processo é feito com antecedência com a garantia de que “todos os eleitores vão votar”. Segundo ela, já um procedimento de vistorias dos locais de votação que teve início em meados de março deste ano e que em data mais próxima de 6 de outubro, servidores de cartórios eleitorais deverão fazer nova visita para verificar as condições do prédio e garantir que no dia da votação tudo estará de acordo com o necessário para que as pessoas possam exercer sua cidadania por meio do voto.

Todos os cuidados são válidos pensando também em locais de difícil acesso como é o caso dos ribeirinhos, comunidades no Pantanal, áreas rurais, assentamentos e aldeias indígenas.  “Temos o plano A, B, C para garantir que todas as urnas funcionem perfeitamente no dia da eleição”, afirmou.

Durante a entrevista ela destacou a importância dos mesários e de todos os servidores da logística para uma eleição limpa e organizada. “São nossos braços no dia da eleição e por isso temos um cuidado muito grande nessa capacitação”, afirmou.

A votação estará aberta às 7h do dia 6 de outubro e os portões serão fechados às 16h, lembrando que o resultado geral deverá ser divulgado em tempo real pelo Tribunal Regional Eleitoral até uma hora e meia depois do final do pleito. Para as localidades onde haverá segundo turno de votação a data é 27 de outubro. No caso de Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande terá essa possibilidade , em função do número de eleitores.