Patrulha Mirim de Aquidauana realiza noite cultural de conscientização sobre o “Agosto Lilás”

Na noite de ontem (29), o Projeto Patrulha Mirim de Aquidauana realizou uma noite de apresentações culturais alusivas ao “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a mulher.

Os patrulheiros mirins explicaram as diferentes formas de violência contra a mulher, falaram sobre a Lei Maria da Penha, cantaram, realizaram apresentação teatral de conscientização e ao fim distribuíram flores artesanais para o público presente.

Vestidos de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, os alunos da escola Cívico Militar Maria Correia Dias, de Anastácio, também apresentaram um teatro de conscientização, onde de forma lúdica, alertaram sobre a importância de buscar pessoas certas para realizar a denúncia quando sofrerem ou forem testemunha de violência.

A primeira-dama Maria Eliza, juntamente com o coronel Anderson Rezende (comandante do CPA 3), Ten. Cel. Carlos Magno da Silva (7º BPM), da delegada de Polícia Civil – Isabela Sentinello (DAM), defensora pública – Janaina Sant’ana, da secretária de Assistência Social – Rose Bossay e da secretária de Educação de Anastácio – Ivone Nemer, assistiram as apresentações e parabenizaram os alunos pelas produções.

Também falaram aos pais e autoridades, a sargento PM Jacqueline sobre o Programa PROMUSE (Programa Mulher Segura), desenvolvido pela Polícia Militar em 25 cidades de Mato Grosso do Sul, o qual trabalha prevenção nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).

A assistente Social do CRAM– Luciana Campelo, oportunamente, apresentou a equipe e as funções do órgão, destacando que é feito um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, bem como, mostrando para as mesmas que existe vida após a violência, que é possível a mulher sobreviver e ser feliz.

Presentes no evento que marcou o encerramento do “Agosto Lilás”, o Ministério dos Motociclistas Adventistas (AMM) distribuiu revistas e panfletos do projeto que eles trabalham, denominado “Quebrando Silêncio”.

Por fim, a coordenadora do Patrulha Mirim – Marcia Tozani, agradeceu as autoridades e familiares e parabenizou os patrulheiros pelas apresentações.