Aquidauana comemora 132 anos com desfile cívico e shows gratuitos na Expoaqui

O município de Aquidauana comemorou nesta quinta-feira (15) 132 anos de emancipação político-administrativa . A programação das festividades começou às 7h30 com hasteamento dos pavilhões e desfile cívico, na rua 7 de Setembro.
O desfile na rua 7 de setembro atraiu milhares de pessoas e contou com mais de 77 instituições, entre escolas, entidade, instituições, policia, bombeiro, atletas e servidores de diversas áreas da prefeitura de Aquidauana.
Além do desfile de equipamentos, maquinas e veículos, o publico também assistiu a passagem do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BECmb) sediado em Aquidauana.
Às 19h tem ExpoAqui, exposição agropecuária da cidade, com rodeio e shows de Gian & Giovani e Juliana Monteiro.
Amanhã, o show é de Clayton & Romário. No sábado a animação fica por conta da banda Raça Negra e, para fechar a ExpoAqui, no domingo tem a final do rodeio e show com Brenno Reis & Marco Viola. A entrada é gratuita todos os dias.
O cronograma de aniversário da cidade se estende por todo o mês de agosto, envolvendo inaugurações, missa, campeonatos esportivos, premiações, eventos culturais e outras celebrações.
Historiadores definem o ano de 1600 como uma das referências mais longínquas da presença de colonizadores na região, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Contudo, 1892 ficou marcado como o ano da fundação de Aquidauana, já que foi quando a comitiva comandada pelo major Teodoro Paes da Silva Rondon chegou ao local com cerca de 40 pessoas vindas da Vila de Miranda.
A cidade pantaneira tem 46.803 habitantes em um território de 17 mil quilômetros quadrados, de acordo com o IBGE. O nome do município tem origem indígena Guaicuru e significa rio estreito e fino. Aquidauana foi elevada à categoria de distrito em 1911 e, cidade em 1918 pela Lei Estadual nº 772.