Os artesãos de Aquidauana ganharam uma ajuda para a produção de cerâmicas, a Prefeitura de Aquidauana, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, comprou e colocou em funcionamento o forno para queima de peças cerâmicas.
Adquirido com recursos próprios, investimento de R$ 17.500,00, o forno Jung tem capacidade para até 250 kg e queima peças até 1.200°C. Os artesãos poderão utilizar o forno gratuitamente e conforme cronograma de atendimento estabelecido pela SECTUR.
A inauguração do forno aconteceu na última sexta-feira, 09, na Estação Ferroviária, contou com a presença dos artesãos e convidados. Durante o evento, a SECTUR também fez a entrega das carteirinhas de artesãos, cerca de 30 profissionais agora com suas carteiras, inclusive, dentre os beneficiados estão pacientes do CAPS de Aquidauana que se profissionalizaram no artesanato.
A secretária de Cultura e Turismo (Sectur) – Aline Bezerra frisou: “hoje é um dia muito aguardado por todos, pois esse forno foi muito esperado. Ele traz vida para este prédio, que acaba de ser revitalizado, espaço que faz parte da cultura e da história da nossa cidade. Para nós, ocupar novamente este espaço é um grande ganho. Um dia para ficar para a história!”.
Em nome de todos os artesãos, a artesã ceramista – Ingrid Kroll comemorou agradecendo a gestão e afirmando: “temos muita dificuldade na queima das cerâmicas e esse passo, a aquisição deste forno, foi essencial para nós, ajuda e muito na produção”.
A artesã ceramista Janir Leite, explicou sobre o manuseio e o termo de cessão de uso do forno e, também, destacou que “o bom uso é essencial para durabilidade do equipamento. A manutenção será de responsabilidade de todos os artesãos que fizerem uso do forno”.
Janir finalizou sua fala, em nome de todos os artesãos, fazendo um agradecimento ao prefeito Odilon Ribeiro e à SECTUR pelo apoio, incentivo e investimento para ajudar os artesãos da cidade. “Agradecemos ao prefeito Odilon e toda a equipe da SECTUR por esse benefício. É um gesto significativo para nós, artesãos, empreendedores pequenos que trabalhamos manualmente para produzir as peças e ganhar uma renda extra. É um gesto de sensibilidade e cuidado conosco. Muito obrigado!”.
Antes de colocar em funcionamento o forno, o pároco de Aquidauana, padre Paulo Souza Nascimento abençoou o espaço, os artesãos, as peças e o forno.