Aquidauana ganha posto peracional de monitoramento e policiais agradecem apoio de Odilon

Foi inaugurado essa semana o novo Posto Operacional da UMMVE (Unidade de Monitoramento Virtual Estadual de Aquidauana), que desde 2021 funcionava em um espaço improvisado no Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto da cidade e, agora, passa a ter um espaço mais amplo para a equipe atuar.

O Posto Operacional de Aquidauana faz o monitoramento 24 horas por dia, prestando apoio direto à 23 cidades, sendo o maior do interior do Estado, além de suporte a oito unidades prisionais na instalação de equipamentos, sendo uma unidade extensão da central em Campo Grande, abrangendo também Miranda, Bodoquena e Anastácio.

A demanda crescente de monitoramento em Mato Grosso do Sul exigiu uma estrutura física mais adequada e maior, conforme explicou o diretor da UMMVE, Maycon Roslen de Melo, durante a solenidade de inauguração, na última quinta-feira (08), representando a diretoria estadual da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

O presidente do Sinsapp (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária) – André Santiago, durante seu discurso em nome dos policiais penais, agradeceu aos servidores pelo trabalho e enalteceu o apoio do prefeito Odilon Ribeiro à classe em diversas demandas.

“Desde a primeira vez que procuramos o prefeito Odilon Ribeiro, ele não se refutou em nos ouvir, sempre nos atende e, inclusive, leva nossas pautas ao governador Riedel e levava ao governador Reinaldo Azambuja. Se hoje, estamos avançando como Polícia Penal, compartilhamos dessas conquistas e das futuras com o prefeito Odilon Ribeiro, ele é um parceiro da nossa classe”, afirmou o policial penal Santiago, da Sinsapp.

Por sua vez, o prefeito Odilon Ribeiro agradeceu pelo convite para participar da inauguração e destacou a relevância do trabalho dos homens e mulheres da policia penal de MS, sobretudo, da região de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti, ainda, reafirmando seu apoio à classe.

“Sei que vocês virando Polícia Penal é muito importante, salva muitas vidas, pois policiais militares que tinham que ficar aqui, estarão nas ruas defendendo a sociedade e vocês aqui trabalhando dentro desses paredões e fora com os monitoramentos eletrônicos. O papel de vocês é fundamental na segurança pública e precisa ser mesmo reconhecido e valorizado. No que a gente puder ajudar, vamos ajudar sempre. Contem comigo!”, enfatizou o prefeito Odilon.

O responsável pelo posto, o policial penal Vinícius da Silva Corrêa, falando em nome da equipe local, explicou que a nova base é maior, mais adequada e a equipe, composta por 05 policiais penais, tem mais espaço para trabalhar, tanto monitorando os presos com tornozeleiras eletrônicas, quanto as vítimas que utilizam o botão do pânico.  “Estamos muito contentes por ganharmos essa base operacional, a demanda crescente exigia essa adequação e nossa equipe está empenhada em prestar o melhor atendimento a todos”, completou Vinicius Corrêa.

O posto operacional está no prédio ao lado do Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), onde antes a Polícia Militar fazia a guarda externa do presídio. Com a saída da PM em janeiro deste ano, o espaço foi utilizado pelo presídio de regime fechado e depois cedido ao Posto de Monitoramento.

Para a ocupação do novo prédio, foi realizada reforma do imóvel, com recursos próprios e utilização de mão de obra prisional e apoio dos servidores e dos direção dos presídios de Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana.

Também participaram da solenidade de inauguração os diretores de presídios da região Claudio Alviço (EPA), Fabio Amarilho (Semiaberto) e Reginaldo Régis (PDIB), além do presidente da Fenaspen (Federação Nacional dos Servidores Penitenciários) – Fernando Anunciação e Vanildo Neves (assessor da Casa Civil do Governo de MS).