Encontro realizado na UFMS em Aquidauana estimula o empreendedorismo e a troca de ideias entre candidatos
Com a participação de 20 pessoas, entre representantes de instituições de ensino, estudantes e empresários, o campus da Universidade Federal de Aquidauana (UFMS) foi palco da primeira Maratona de Ideias no sábado (03), um evento que teve como objetivo proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e incentivo ao empreendedorismo e apoiar a construção de projetos que atendam aos requisitos essenciais para participar de editais de inovação disponíveis no estado.
Por meio deles, a comunidade poderá se candidatar a vagas em programas voltados a soluções nas áreas de agronegócios, smart city, saúde, bioeconomia, biotecnologia, sustentabilidade e energias renováveis entre outros, captando recursos e promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva.
Aquidauana, uma das mais antigas cidades de Mato Grosso do Sul, e considerada porta de entrada para o Pantanal, também foi palco do Pantanal Tech MS, uma realização do Governo do Estado e da UEMS, que teve como premissa a união de diferentes entidades na busca pelo desenvolvimento sustentável do bioma
A feira contou com o apoio de 43 instituições parceiras e a participação de 59 empresas, servindo como ponto de encontro para diversos atores engajados no desenvolvimento da região.
Uma forma de viabilizar boas ideias voltadas ao desenvolvimento sustentável e geração de renda tendo o Pantanal como ponto de partida é participar de editais públicos para angariar recursos.
Entre as opções, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), lançou uma iniciativa estratégica voltada para a inovação na bioeconomia. No total, serão destinados R$ 8 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos que desenvolvam novas tecnologias no setor industrial.
Também com foco em bioeconomia, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS) lançou os editais dos programas Inova Pantanal e Inova Cerrado em parceria com a FUNDECT para iniciativas estratégicas voltadas para fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras. Esses programas têm como premissa a atuação direta ou indireta na preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade dos biomas Cerrado e Pantanal por meio do empreendedorismo. As inscrições estão abertas e seguem até 25 de agosto.
Entre os participantes do encontro na UFMS, Cláudia Erane Pedroso, coordenadora da qualificação profissional em administração na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro – Cejar, destacou a importância do evento. “Foi muito positivo participar desse encontro aqui em Aquidauana que é uma cidade que tem muito potencial. Trazer este tipo de evento incentiva o empreendedorismo e é fonte de muito aprendizado e de um importante intercâmbio de ideias” pontuou a docente.
Para Isabelle Almeida de Arruda, estudante do primeiro ano do curso de agronomia na UEMS a experiência serviu para compartilhar e validar ideias. Isabelle já trabalha com inovação, desenvolvendo projetos em prototipagem eletrônica e programação desde o ensino médio, e veio ao evento com uma ideia que deseja testar e apresentar para os editais.
“Com certeza o evento impactou a todos os presentes de forma positiva. Os que já tinham alguma ideia em vista puderam validá-la com os outros e encontrar motivação e surgiram novas propostas que tiveram a contribuição de todos” ressaltou.
A analista técnica do Sebrae/MS, Thainara Felix Durso, conta que esta é uma das primeiras atividades do ecossistema de inovação de Aquidauana, após o lançamento.
“Este encontro oxigenou ideias e uniu a comunidade do ecossistema de inovação que vem sendo construída na cidade. Estamos muito satisfeitos e espero que uma destas ideias seja contemplada, já que este recurso é fundamental para quem está empreendendo”, salientou a analista.
Na opinião de Mariana Euflausino, professora e coordenadora do curso de Administração do Campus de Aquidauana da UFMS, a maratona de ideias foi uma iniciativa incrível.
“Pudemos com auxílio dos instrutores do Sebrae aplicar a abordagem de Design Thinking e trazer clareza aos insights de diferentes projetos locais, de uma forma muito colaborativa entre todos que participavam da maratona. Esses momentos são muito ricos, pelo espaço criativo oportunizado e o network que se cria com potencialidade de futuras parcerias. Acredito que participar nos editais Inova Pantanal e Inova Cerrado será mais uma grande oportunidade e desafio para o Projeto Itukéti, na busca o desenvolvimento desta Rede de Apoio ao Empreendedorismos Indígena”, acrescentou a docente.
Para o professor da UEMS, Tiago Calves Nunes, que é integrante do Ecossistema de Inovação, o resultado foi gratificante, já que o evento atingiu o objetivo de validar propostas e alinhar a viabilidade delas.
“Foi um desafio receber a proposta de organizar esse evento com foco nesses editais que estão disponíveis em parceria com o Sebrae, mas hoje estamos inspirados pelo empenho dos alunos e pela qualidade dos projetos que foram apresentados, com temas que vão do agronegócio até visitas aos povos originários da região” finalizou o docente.