Previsão: julho começa com frio em MS e temperatura sobe ao longo da semana

As temperaturas vão subindo aos poucos durante os primeiros dias de julho em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) neste começo de mês são esperadas mínimas entre 5ºC e 10ºC com destaque para as regiões Sul e Sudeste.

O tempo firme segue com sol e variação de nebulosidade por conta de uma massa de ar frio e seco que começa a se afastar durante a semana. Assim as temperaturas sobem gradativamente chegando aos 34ºC, principalmente na quarta e na quinta-feira com destaque para as regiões Norte, Bolsão e Pantaneira.

Na segunda-feira (1) a previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. Previsão de temperaturas entre 5ºC e 24ºC para as regiões Sul e Sudeste.

No Pantanal e no Sudoeste espera-se variação entre 10ºC e 27ºC. Nas regiões Norte, Leste e Bolsão os termômetros devem marcar de 14ºC a 30ºC. Campo Grande terá mínimas entre 3ºC e 15ºC e máximas de 24ºC a 26ºC.

A umidade relativa do ar segue entre 25% e 35%, abaixo do considerado ideal pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que gira em torno de 60%. Os ventos atuam entre o Leste e o Sul com valores ente 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima desta velocidade.

Entre terça-feira (2) e quinta (4) a meteorologia indica tempo estável com sol e poucas nuvens. As temperaturas devem ficar entre 12ºC e 32ºC nas regiões Sul e Sudeste.

Nas regiões Pantaneira e Sudoeste os termômetros registram de 16ºC a 34ºC. Para as cidades do Norte, Leste e do Bolsão espera-se uma variação de 15ºC a 34ºC. Em Campo Grande as temperaturas variam entre 17ºC e 31ºC.

O tempo fica ainda mais seco com a umidade relativa do ar entre 15% a 30%. Os ventos atuam do Leste ao Norte com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente podem ocorrer rajadas mais fortes.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende