Grêmio Estudantil do IFMS – Aquidauana recebe Moção de Aplauso

Na Sessão Legislativa realizada na noite de ontem, terça-feira (26) no Plenário Estevão Alves da Câmara Municipal de Aquidauana o vereador Wezer Lucarelli apresentou nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do Artigo 168 do regimento interno, Moção de Aplauso a ser encaminhada aos estudantes membros do Grêmio Estudantil denominado “Quebra-galho” do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Aquidauana.

Em sua justificativa o vereador Wezer Lucarelli, líder do prefeito Odilon Ribeiro na Câmara de Vereadores frisou que desde a transição do antigo grêmio estudantil para o novo grêmio “Quebra-Galho” em 11 de agosto de 2023, o IFMS Campus Aquidauana tem experienciado uma gestão marcada pela forte atuação e contribuição nas atividades e nos eventos escolares que ocorrem nesta unidade de ensino.

Além disso, é importante destacar também que Grêmio Estudantil “Quebra-Galho” desempenha um papel fundamental como agente facilitador da comunicação entre os estudantes e a equipe de gestão do campus. “Seus membros são responsáveis pela organização e convite aos estudantes que queiram ajudar antes, durante e após as atividades, além de promover os eventos para outras instituições de ensino e assegurar a boa recepção do público externo”, enfatizou o parlamentar.

Segundo Wezer Lucarelli a maioria dos eventos realizados abrange tanto a comunidade interna do IFMS – Aquidauana quanto a externa, criando e fortalecendo os laços com toda comunidade escolar. “O grêmio estudantil do IFMS de Aquidauana tem se destacado por sua atuação exemplar”.

As atividades são muito bem planejadas e organizadas para incluir a participação tanto da comunidade interna, alunos e servidores, quanto da externa, permitindo que todos conheçam mais sobre a instituição e contribuam para o enriquecimento do conhecimento coletivo para a sociedade. “O envolvimento do grêmio “Quebra-Galho” tem sido crucial para o sucesso da execução dessas atividades”.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o envolvimento dos estudantes é de enorme relevância quanto à promoção e transmissão dos valores institucionais para possíveis alunos, profissionais e colaboradores que desejem atuar para o desenvolvimento interno e externo do IFMS.

Além disso, durante o mandato deste grêmio, foram detectadas atuações de muito destaque com a população externa, como na Semana de Ciência e Tecnologia, evento em que turmas de nível fundamental/médio puderam conhecer o IFMS e participar da Feira de Ciências e Tecnologia (FECIAQ), da recepção dos novos estudantes dos cursos técnicos do instituto, que ocorreu nos três primeiros dias do ano letivo.

Para esse momento, de acordo com o vereador Wezer Lucarelli foi planejada pelo grêmio com o auxílio de professores e da gestão do campus uma recepção que entregasse uma aproximação dos alunos veteranos e dos demais servidores e professores com os novos alunos, momento esse que foi possível mostrar para os novos estudantes o potencial da instituição em diversas áreas. “Destaco também o trabalho em equipe entre o grêmio e os servidores do campus”.

A atuação do grêmio “Quebra-Galho” conta com o grande apoio, o auxílio e a confiança das direções e das coordenações do IFMS campus Aquidauana.

Do mesmo modo, desde a ideia de criação do atual grêmio, os estudantes que integram o grêmio receberam orientação valiosa de diversos professores, alguns dos quais têm experiência prévia em movimentos estudantis.

Esse apoio tem sido fundamental para a formação e organização eficaz dos cargos dentro do grêmio e para a atuações dentro e fora da instituição, permitindo uma gestão segura e clara.

O Grêmio Estuante “Quebra Galho”, do IFMS – Aquidauana tem a seguinte composição: Pedro Henrique Castro Marçal Müller (Presidente), Abelardo Palácios Ribeiro (Vice-presidente), Diogo Gill Cardoso (Secretário-geral), Gabriel de Souza Dantas (Primeiro-secretário), Diretor de Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia – Vitória Lorrany Morais dos Santos, Diretor Social – Guilherme Lopes Ribeiro, Diretor de Imprensa – Ana Júlia da Costa Moraes e o Diretor de Políticas Educacionais – Maria Eduarda de Sá Cavalcanti.

Na Moção de Aplauso, o vereador Wezer Lucarelli também destacou os dirigentes da instituição em Aquidauana, sendo eles: Andréa Marques Rosa (Diretora Geral do IFMS), Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão – Jessica dos Santos Paião, Diretora de Administração – Flaviane Parreira Pereira Alves, Coordenador dos Cursos do Eixo Tecnológico Infraestrutura – Jeferson de Arruda, Coordenador dos Cursos do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação – Elton Fernandes Barbosa, e o Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – Robson Lubas Arguelho.

Após a aprovação da Moção de Aplauso por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa, o documento foi entregue aos homenageados.