Enfermagem: acadêmicas homenageadas por parceria em ações de prevenção

Na Sessão Legislativa realizada na noite de ontem, terça-feira (26) no Plenário Estevão Alves da Câmara Municipal de Aquidauana o vereador – presidente do Poder Legislativo Nilson Pontim apresentou nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do Artigo 168 do regimento interno, Moção de Aplauso a ser encaminhada à Anhanguera Polo Aquidauana, pela parceria estabelecida com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde e Prefeitura de Aquidauana através da Secretaria de Educação para realização do Dia D da campanha “Mão-Pé-Boca” com a participação de acadêmicas do curso de Enfermagem da instituição.

Em sua justificativa pela homenagem o vereador Nilson Pontim enfatizou que em Aquidauana as atividades referentes à campanha foram idealizadas e desenvolvidas por acadêmicas de Enfermagem da Anhanguera sob a supervisão da Tutora, Dra. Enfermeira Lêucia Balta.

As acadêmicas que formaram o “Grupo Enfermeiras da Alegria” desenvolveram ações direcionadas às crianças com o objetivo de informar de forma acessível e divertida sobre os cuidados para se evitar a disseminação de doenças infecciosas, dentre elas a síndrome “Mão-Pé-Boca”, doença altamente contagiosa causada por vírus.

De forma descontraída, alegre e divertida, o grupo apresentou teatro, música e para demonstrar aos pequenos como evitar a transmissão da síndrome “Mão-Pé-Boca”, ensinou medidas de higiene e educação em saúde.

Nilson Pontim ressaltou que com certeza, as crianças falaram sobre isso aos pais em casa, provocando uma mudança nos hábitos de higiene da família, além disso, todas as acadêmicas de enfermagem puderam colocar em prática, com supervisão, os ensinamentos adquiridos em sala de aula. “A síndrome Mão-Pé-Boca é caracterizada por erupções cutâneas nas mãos, pés e boca, além de outros sintomas como febre e mal-estar geral”, explicou o parlamentar.

A doença Mão, Pé, Boca transmitida por vírus pode se espalhar rapidamente, especialmente em ambientes como creches e escolas. Para proteger as crianças e comunidades, é essencial estar ciente das medidas de prevenção e controlar a propagação da doença.

Neste caso, explica Nilson Pontim, se a criança apresentar sintomas de Mão-Pé-Boca, é necessário que ela permaneça em casa para evitar infectar outras pessoas, sendo importante que a família procure uma unidade de saúde para diagnóstico e orientação adequada. “Por outro lado, essa ação de educação em saúde, que buscou orientar e ensinar as crianças na fase de aprendizagem e descoberta, que elas estão vivenciando foi de extrema importância, o que a torna merecedora da nossa homenagem e reconhecimento a todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto”, destacou o vereador “Seo” Nilson.

Pelas razões elencadas entendendo ser justificável a outorga desta Moção de Aplauso à equipe envolvida, como forma de parabenizar a todos pelo brilhante desempenho nesta atividade de prevenção à síndrome “Mão-Pé-Boca” é que a homenagem foi concedida a todos os envolvidos com o projeto do grupo “Enfermeiras da Alegria”, sendo eles: Thomas Alves Correa dos Reis – Gestor Anhanguera Polo Aquidauana, Agente Administrativa Anhanguera – Tamares de Arruda Silva, Coordenadora Acadêmica Anhanguera – Lucilene Pereira Paes, Tutora Anhanguera – Dra. Enfermeira Lêucia Balta de Lima, Mônica Daniele Nóbrega Alpire – Dra. Enfermeira técnica da Gerência de Doenças Agudas e Exantemáticas da Secretaria Estadual de Saúde, Luzia Eliete Flores Louveira da Cunha – Secretária Municipal de Educação de Aquidauana, Sara Ferreira Borges Soares, coordenadora da Educação Infantil/SEMED – Aquidauana e as Acadêmicas de Enfermagem Anhanguera Polo de Aquidauana: Amanda de Barros Vaz; Aline Katiene da Silva; Christina Gabrielly Dias Carvalho; Cindy Noemí da Silva; Danielly Cristilly da Costa Ferreira; Diana Mauricélia Cristaldo de Souza; Florenice Justino Alves Ortiz Elias; Giuliana Rocha de Oliveira; Maria Luiza Charão Amorim; Niucéia Lopes Couto; Núbia Jaqueline de Sá Souza; Ilderlaine Moreira dos Ries Santos; Rosinele Paz da Costa Soares; Sandra Medina Fagundes da Silva; Taiane de Matos Barros; Vaniele Arantes Casanova e Vivian Cristina Gonçalves Barreto. “A vocês a nossa gratidão pelo excelente trabalho desenvolvido”, finalizou o vereador Nilson Pontim.

A Moção de Aplauso foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa. Através do canto de uma paródia, as acadêmicas mais uma vez aproveitaram para falar de prevenção a síndrome Mão, Pé, Boca.

Em seguida, o documento foi entregue com a presença da Secretária de Saúde de Aquidauana Patricia Panachuk  a cada um dos homenageados que compareceram caracterizados, alegrando o ambiente.