Colheitas do milho continuam avançando aponta a Conab

As colheitas da primeira e segunda safra de milho continuam avançando em ritmo mais acelerado na comparação com o ano anterior, favorecidas pelo clima quente e seco na maior parte das regiões produtoras.

Apesar do aumento de oferta mostra que os negócios seguem lentos no spot nacional. Conforme pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), tem-se o menor interesse de consumidores, que aguardam maiores desvalorizações com o andamento da colheita e/ou priorizam o recebimento dos lotes negociados antecipadamente.

E, de outro, há a retração de vendedores de algumas regiões, que focam a colheita e seguem atentos à possível queda de produtividade devido ao clima adverso durante o desenvolvimento.

Os produtores também esperam aumento da demanda externa para as próximas semanas. Até o dia 16 de junho, segundo a Conab, as médias nacionais das colheitas de primeira e segunda safra atingiram 88,1% e 13,1%, respectivos avanços de 1 p.p. e 7,8 p.p., em relação à temporada anterior.