Comunidade do Ipegue recebe mais de 970 atendimentos gratuitos do Projeto “Saúde Aqui”

O projeto “Saúde Aqui” inicia em Aquidauana, com a missão de levar atendimentos de saúde às famílias nas regiões mais distantes do município, como, por exemplo, as aldeias.

No último sábado, 15, aconteceu a primeira edição do mutirão de atendimentos do “Saúde Aqui”, com vários serviços gratuitos de saúde, trabalhando ações de prevenção e bem-estar. Foram prestados 977 atendimentos, um quantitativo grande, principalmente, por conta de a maioria das famílias não terem como se deslocar até a cidade para as consultas ou não estarem recebendo esses atendimentos pela saúde indígena.

Conforme relatório da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) foram feitos 977 atendimentos na aldeia Ipegue, distribuídos da seguinte forma:  clínica geral 38 consultas; oftalmologia 83 atendimentos; ginecologia 32 consultas; odontologia 29 atendimentos; nutricionista 18 atendimentos; educador físico 21 atendimentos; 65 exames de eletrocardiograma; 27 coletas de preventivos; 1.099 exames laboratoriais realizados; e mais de 60 pacientes atendidos com medicação gratuitamente.

Também foi realizada a atualização de vacinas de 260 pessoas, vários testes rápidos para HIV, Sífilis, HEP B e C; 35 sessões de auriculoterapia e 03 de shantala; 05 atendimentos para orientações de planejamento familiar; mais de 50 pacientes passaram por triagem e cadastro para recebimento de óculos de grau e, ainda, foram feitas atividades de educação em saúde e distribuição de preservativos livre demanda para a população indígena.

A equipe de agentes de controle de vetores também visitou as casas na aldeia, fazendo a vacinação antirrábica e mais de 70 testes de leishmaniose canina.

Já a equipe Multidisciplinar realizou atendimento de consulta com psicólogo, nutricionista, fisioterapia e, também, realizaram aula de zumba, pilates, auriculoterapia, ventosaterapia, cromoterapia e musicoterapia.

Esta ação é uma realização da Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), com apoio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

O projeto “Saúde Aqui” foi idealizado pelo prefeito Odilon Ribeiro junto com a equipe da SESAU para buscar atender o pedido de apoio que as famílias e lideranças indígenas têm feito, buscando atendimentos de saúde primária que eles precisam.

Na aldeia Ipegue, a ação teve início pouco antes das 7h da manhã e se estendeu até o final da tarde de sábado (15), com os pontos de atendimentos na Escola Municipal Feliciano Pio e na ESF da aldeia.

A comunidade da Aldeia Ipegue também foi beneficiada com cabelereiros fazendo corte de cabelo gratuitamente. Enquanto os pais eram atendidos, as crianças se divertiam com cama elástica, algodão-doce e pipoca.

Esteve acompanhando a realização dos atendimentos, a secretária municipal de Saúde e Saneamento –  Patrícia Panachuki, juntamente com o cacique da aldeia Ipegue – Ademir Soares (Dodó), vereador Tião Melo (representando a Câmara de Municipal), o coordenador do polo/base da SESAI de Aquidauana – Narciso Gonçalves, assessor do Distrito Sanitário Especial Indígena – Clenivalo Pires Xavier, presidente do Conselho Municipal de Saúde – Ana Paula Contó e Elisangela Albuquerque – diretora da escola municipal Feliciano Pio.

“Estamos atentos à saúde da população indígena da nossa cidade, junto com o prefeito Odilon, mobilizamos a nossa equipe para esses atendimentos que são essências para essa comunidade. O prefeito Odilon Ribeiro tem cobrado essas ações, pois as famílias indígenas tem pedido por atendimentos de saúde. Com certeza, essa primeira ação foi sucesso, superou e muito o que imaginávamos de atendimentos e vamos levar para as outras aldeias”, afirmou a secretária, Patrícia Panachuki.

O cacique Ademir Soares ressaltou a importância de receber o projeto na aldeia Ipegue. “Agradeço a Prefeitura de Aquidauana por essa parceria, pelo olhar que o prefeito Odilon tem a comunidade indígena, ajudando a atender uma demanda que não é responsabilidade da prefeitura. Toda a equipe da Secretaria de Saúde está aqui e somos gratos por atenderem a nossa população tão bem”, finalizou o cacique.

O vereador Tião Melo, que é morador do distrito de Taunay, representando a Câmara Municipal de Aquidauana também falou da importância da ação na aldeia.

“Este projeto é uma excelente iniciativa da gestão, é importantíssimo para nossa gente, são atendimentos para melhorar a condição de saúde de cada um aqui. A Câmara tem feitos ações em busca de recursos para fortalecer a saúde municipal e fazemos questão de acompanhar de perto essa prestação de serviços de saúde à população”, pontuou o vereador Tião Melo.

Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Juliano Dervalho

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.