As inscrições para a FETECMS 2024 estão oficialmente abertas

O prazo para se inscrever na maior feira de ciências do MS encerra no dia 14 de julho

Há 14 anos, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) tem sido um pilar essencial no fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico na Educação Básica do estado. Este evento, que ocorre anualmente em Mato Grosso do Sul, abre portas para estudantes de todo o Brasil competirem em quatro modalidades distintas.

O tema central deste ano é “Vocês são as raízes que sustentam a ciência!”, uma reverência ao caráter regional da Feira, e à importância da valorização do cenário científico e educacional local. Estudantes e professores das redes particular e pública, nos âmbitos municipal, estadual e federal de MS, assim como das demais regiões do país, são convidados a participar.

A FETECMS 2024 é uma iniciativa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e ocorre na Cidade Universitária, na capital do estado. Assim, o evento oferece mais que uma simples mostra de projetos: os participantes e visitantes terão acesso a workshops e palestras ministradas por renomados pesquisadores, enriquecendo o ambiente educacional.

O professor e coordenador da Feira, Ivo Leite Filho, prevê que para esta edição, a expectativa é de aproximadamente 350 projetos finalistas, o que totaliza aproximadamente 1.750 participantes. Ele destaca que a FETECMS é considerada a quarta maior feira do Brasil. “A novidade para esse ano é que por conta da Rota Bioceânica é possível que teremos representantes de alunos advindos do Paraguai, Argentina e Chile”, pontua.

Fique atento!
Os vencedores serão reconhecidos com medalhas, troféus e credenciais para Feiras Científicas nacionais, em uma cerimônia especial no Teatro Glauce Rocha. É importante observar as regras específicas de participação: estudantes do 4º ao 7º ano compõem a categoria Júnior, enquanto a FETECMS engloba alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, além dos três anos do ensino médio, incluindo EJA, e estudantes do 1º ao 7º semestre do ensino técnico de nível médio.

Além disso, a FETECMS MAKER foi criada para os alunos que desenvolvem projetos científicos com protótipos ou produtos inovadores. Já a categoria FETECMS FUNDECT é exclusiva para estudantes de escolas públicas e federais do ensino médio ou técnico integrado, que fazem parte do programa PICTEC, idealizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).