Pesquisa nacional aponta que Aquidauana ultrapassa a média de Estados e Municípios na alfabetização dos alunos

Aquidauana entra no mês de junho comemorando excelentes resultados na educação na Rede Municipal de Ensino, no processo de alfabetização dos alunos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na semana passada os resultados dos Indicadores “Criança Alfabetizada”, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental com o Padrão Nacional de Alfabetização, estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil.

O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Esse monitoramento acontece em todo o país, com o objetivo é permitir o acompanhamento e execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).

A meta proposta para 2023 foi que cada Estado da Federação alcançasse ou superasse o resultado obtido no período pré-pandemia. Ao todo, dos 26 estados, 19 deles conseguiram atingir o objetivo neste primeiro ano de vigência do Compromisso, com média nacional de 56 pontos e Mato Grosso do Sul ficou na 18ª colocação entre os estados brasileiros com 47 pontos.

No entanto, o município de Aquidauana ficou acima da média nacional e da estadual, alcançou 70 pontos, ocupando a 14ª posição entre os 79 cidades sul-mato-grossenses. Diante desse resultado, a Secretaria Municipal de Educação, analisando os indicadores, afirmou que essa média positiva é fruto do trabalho que tem sido feito na formação dos professores alfabetizadores, no incentivo à leitura dos alunos desde cedo e, também, com a oferta de boas estruturas físicas e materiais para o trabalho dos professores.

“Os indicadores mostram que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Município (SEMED), tais como, a formação continuada dos professores alfabetizadores, acompanhamento e monitoramento nas escolas, avaliações periódicas de leitura das crianças, assim como a dedicação e o bom trabalho dos profissionais nas nossas instituições alavancaram a qualidade de educação do nosso município. Parabéns a todos da nossa rede por essa conquista!”, afirmou a secretária municipal de Educação – Profª Luzia Cunha.

Na prática, os resultados desses Indicadores “Criança Alfabetizada” significam que: I) esses estudantes leem palavras, frases e textos curtos; II) localizam informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; III) e conseguem fazer inferências sobre as informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

O prefeito Odilon Ribeiro tomou conhecimento do resultado dos indicadores, apresentados pela secretária Luzia Cunha e parabenizou aos profissionais de educação pelo trabalho que vem sendo feito, que tem surtido resultados técnicos e, principalmente, na vida dos alunos.

“Nós que somos pais, sabemos que quando uma criança aprende a ler, um mundo novo se abre para ela e tudo se torna mais interessante. O trabalho de vocês, professores, está abrindo portas e novos mundos na vida dos nossos alunos e, prova disso, são esses excelentes resultados que foram divulgados na pesquisa nacional. Parabéns!”, finalizou o prefeito.

Fonte: AGECOM

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.