O projeto tem por objetivo de alfabetizar e, também, desenvolver habilidade de leitura, compreensão de texto entre jovens e adultos. As aulas são ministradas pelas acadêmicas do curso de pedagogia da UFMS – Campus Aquidauana.
A educação é um direito social que, além de ser garantido por lei, contribui para o processo terapêutico dos pacientes do CAPS.
“As aulas são de grande importância. É um projeto de resgate da cidadania. Nosso objetivo não é substituir a escola regular, mas dá um apoio aos nossos pacientes que não puderam participar da escola e nunca aprenderam a ler e escrever ou até mesmo perderam a motricidade por causa de medicamentos”, explicou a coordenadora do CAPS – Jéssica Casanova.
O paciente Sebastião Gomes, que faz acompanhamento há mais de 15 anos no CAPS, falou sobre a felicidade de estar podendo ter a oportunidade de aprender a ler e escrever. “Estou muito feliz em poder estar aprendendo a ler e escrever meu nome, uma oportunidade que nunca tive”, afirmou o paciente.
O CAPS de Aquidauana realiza acompanhamento diário aos casos de saúde mental de maior complexidade, e conta com mais de 450 pacientes cadastrados. Atendendo também os municípios de Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque.
SERVIÇO – Os interessados podem procurar a sede do CAPS, na Rua Giovanni Toscano de Brito, 2367, Bairro Santa Terezinha (antigo CMEI Leonor Garcia); o horário de funcionamento é ampliado das 07h às 17h.
Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.