Projeto “Saúde Aqui” levará atendimentos gratuitos para Aldeia

A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), com apoio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), realizará um mutirão de atendimentos neste sábado, 15, na Aldeia Ipegue, na Terra Indígena de Taunay-Ipegue.

O objetivo da ação é levar até às famílias indígenas vários serviços gratuitos de saúde, trabalhando ações de prevenção e bem-estar, principalmente, por conta de a maioria das famílias não terem como se deslocar até a cidade para buscar os atendimentos.

O mutirão iniciará às 07 horas, haverá atendimentos com médicos clínico geral, oftalmologia, ginecologista, exame de eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais, vacinas, testes rápidos e entre outros serviços.

Já a equipe de agentes de endemias da Coordenadoria de Controle de Vetores estará visitando as casas e fazendo a vacinação antirrábica e teste rápido de Leishmaniose em cães.

A Equipe Multidisciplinar estará com atendimento de consulta com psicólogo, nutricionista, fisioterapia e, também, farão aula de zumba, pilates, auriculoterapia, ventosaterapia, cromoterapia e musicoterapia.

A comunidade da Aldeia Ipegue também terá cabelereiros fazendo corte de cabelo gratuitamente e, ainda, para as crianças terá cama elástica, algodão-doce e pipoca.

Todas essas ações fazem parte de um projeto “Saúde Aqui”, idealizado pelo prefeito Odilon Ribeiro junto com a equipe da SESAU para buscar atender o pedido de apoio que as famílias e lideranças indígenas têm feito, buscando atendimentos de saúde primária que eles precisam.

Conforme detalhamento da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, a ação iniciará no Ipegue e depois será estendida para outras aldeias e área pantaneira, em datas que serão divulgadas em breve.

Fonte: AGECOM

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.