Regularização Fundiária faz sonho da casa própria se tornar realidade para muitos sul-mato-grossenses

Ter a casa própria é um sonho na vida de grande parte da população brasileira e isso inclui uma documentação regularizada. Nesta terça-feira (4), foram entregues mais 140 títulos do Programa de Regularização Fundiária da Agehab (Agência de Habitação Popular) para os moradores do Conjunto Residencial Aero Rancho, em Campo Grande. A entrega ocorreu na Escola Estadual Padre Mário Blandino, em evento marcado pela emoção de finalmente realizar um desejo antigo.

Entre os contemplados pelo programa está a diarista Carmosita Rodrigues de Brito, de 79 anos, uma das primeiras moradoras do local. Carmosita espera pela regularização do imóvel há 34 anos, quando se mudou, e hoje acompanhada do marido Francisco Padre de Brito pode comemorar a conquista com a alegria de quem esperou por isso durante muito tempo.

“Agora é só curtir a casa. Tem uma importância muito grande. Eu fiquei muito feliz com isso”, explica Carmosita logo após receber seus documentos de regularização.

Trabalhador autônomo, Zaltino da Silva Vieira tem 67 anos. Assim como Carmosita, o homem mora no bairro há 34 anos, mesmo período em que espera pela regularização. Com a entrega da documentação, Zaltino destaca que vai continuar trabalhando, agora aliviado por saber que a casa está em seu nome, e futuramente, pretende investir em uma reforma.

“Isso é o sonho de todos nós, de todos os meus colegas que estão aqui, estar com a escritura na mão. Agora eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado e ao pessoal da Agehab”, disse.

Residente no conjunto residencial há 13 anos, Ana Helena Staab esperava pela regularização fundiária há quatro. Hoje, aos 73 anos, a diarista afirma que se encontra livre do aluguel e já planeja uma reforma no imóvel, finalmente documentado em seu nome.

Ana Helena ainda destaca a rapidez no processo de regularização após ter realizado a entrega de documentos. “Eu precisei levar o endereço, o contrato que eu comprei a casa, a transferência, quitei a casa na Caixa Econômica, peguei a quitação, entreguei todos os documentos e foi bem rápido, gostei muito”.

Programa de Regularização Fundiária

O programa, que auxilia no processo de regularização de posse, viabiliza aos moradores o título de propriedade dos imóveis de forma gratuita. De acordo com a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, já foram entregues 5.549 títulos de regularização fundiária entre 2023 e 2024.

“Estamos aqui trazendo o título de regularização fundiária para 161 famílias que moram no Aero Rancho. É uma conquista muito importante e isso traz segurança pra família porque ela passa a ter a propriedade. Além de que ela pode também fazer investimentos porque agora tem uma documentação, pode abrir um comércio, pode buscar recursos de financiamento para melhorar a sua casa e acima de tudo esse trabalho gera cidadania”, frisa Avesani.

Os eventos de entregas de títulos iniciaram na segunda-feira (3) e seguem até quarta-feira (5), em diferentes bairros de Campo Grande, passando por Moreninha III, Aero Rancho e Núcleo Habitacional Universitárias. Ao todo, serão entregues mais de 370 títulos de regularização nesta semana.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Bruno Rezende