Os temas são de extrema relevância quando o assunto é agro e o currículo das palestrantes tão importante quanto. E foi com engenheiras agrônomas doutoras – uma delas até com PHD – além de debates e mesa redonda de mulheres, que houve o encerramento da Showtec 2024, já confirmando a edição 2025, entre 20 e 22 de maio.
Nesta programação da 27ª Showtec, o evento reuniu tecnologia, serviços e informação, atraiu o público de diferentes estados brasileiros e países vizinhos. Realizado pela Fundação MS, o evento já é consolidado o maior evento agro do estado e, neste ano, reuniu mais de 160 expositores em Maracaju, a 160 km de Campo Grande.
“Essa solidariedade entre mulheres é importante, mas também foi fundamental que todos compreendessem que esses eventos são para todos. Nosso objetivo é promover a inclusão, uma verdadeira diversidade de pensamentos, para que o Showtec alcance ainda mais sucesso”, disse.
Pesquisa inédita mostrou impacto na produtividade da soja
Já no caso das palestras, também foi apresentada uma pesquisa inédita, apontando o impacto de doenças na produtividade da soja, entre elas a mancha-alvo, ferrugem asiática e crestamento foliar de cercospora, as principais que atacam as lavouras de soja de Mato Grosso do Sul.
A divulgação foi feita pela Dra. Ana Ruschel, a qual apontou a diminuição da produtividade e perdas de 15 sacos por hectare, 6,6 sc/ha e 10,4 sc/ha, respectivamente, para cada doença. A pesquisa foi desenvolvida em lavouras de Maracaju, Anaurilândia, Naviraí e Ponta Porã.
Edição 2024 teve presença de 25 mil pessoas
A organização disse que o volume de público desta edição foi de 25 mil pessoas, além de mais de 5 mil refeições servidas durante o evento e ainda ressaltou o sucesso do Showtec Kids, um espaço de interação entre crianças e mini animais e de entretenimento para toda família.
“O Showtec reverteu o espírito do produtor, quem estava desanimado saiu daqui diferente. Nos surpreendemos em diversos aspectos, as palestras foram de alto nível, os expositores fecharam centenas de negócios, sentimos o produtor com sede de atualização e toda família reunida, em busca de avanço. Temos muito a comemorar”, afirmou o presidente da Fundação MS, Daniel Franco.