Com menos casais, namorados devem comemorar dia com “dates” em restaurantes

A movimentação esperada para o comércio para o Dia dos Namorados deste ano está menor que em 2023. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPF) da Fecomércio-MS em parceria com o Sebrae-MS, a correria de compras e comemorações para a data está 7% menor, considerando o valor real de investimentos. Ao todo, a data deve injetar no comércio sul-mato-grossense R$ 360,22 millhões, entre presentes e celebrações para o dia.

Um dos motivos para a queda conforme explicou a economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira, é que boa parte dos entrevistados, está solteiro.
“Teremos redução dos percentuais das pessoas que irão presentear e também comemorar e a razão dessa redução é que a maioria dos entrevistados (52,67%), que não irá celebrar a data, não está namorando. O valor médio a ser gasto com comemorações também está um pouco menor, já o valor médio a ser gasto com presentes teve um leve aumento”, explica.

Contudo, quem está namorando, pretende investir cerca de R$ 247,06 no presente, em média. Em compras, a previsão é a data leve cerca de R$ 189,60 milhões para as lojas. Na escolha do presente, 25% dos ouvidos disseram que vão presentear com roupas, 24% com perfumes, 15% vão comprar calçados e 13% darão flores a seus pares.

As lojas do centro são a preferência dos entrevistados (65,16%) e a escolha do namorado/a vai ser essencial para a compra (25,79%).

Deurico/Capital News

Dia dos namorados: Conheça os benefícios do amor e da paixão para a saúde

Dia dos namorados

Comércio preparado. O presidente do IPF/MS, Edison Araújo, orienta os empresários para prepararem as equipes, vitrines e combos especiais que chamem a atenção dos consumidores e que fiquem atentos às prioridades de quem vai às compras.

“A pesquisa revela que 67% dos consumidores pretendem comprar à vista e oferecer um bom desconto pode ser um chamariz para atrair o cliente, além da qualidade do produto, que é outra prioridade do consumidor. O empresário tem que inovar e aproveitar datas comemorativas como essa para refazer o caixa, melhorar o fluxo e ganhar um fôlego financeiro”, observa.

“O Dia dos Namorados cria memórias, então, no geral, as pessoas procuram por presentes especiais para o seu par, o que faz com que a data seja propícia para movimentação no comércio local. Os pequenos negócios, como lojas de presentes, chocolaterias artesanais, floriculturas, restaurantes e entre outros ramos devem se preparar para receber esses casais em busca ‘daquele algo a mais’ para agradar os parceiros. Logo, os empresários devem considerar a criatividade como um fator relevante para encantar os seus clientes e criar essas experiências”, pontua o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.

Já em relação a comemorar o dia com “dates”, a pesquisa mostrou que existe a preferência por celebrar o Dia dos Namorados em restaurantes. A escolha é de 55% dos entrevistados. Um percentual bem menor, 18%, diz que a comemoração será em casa. Os casais que escolheram curtir o dia devem gastar em torno de R$ 215,49.
A pesquisa ouviu 2015 pessoas entre os dias 29 de abril a 04 de maio nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro da pesquisa é de 5% a 6% percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.