O próximo feriado nacional, Dia de Corpus Christi, cairá em uma quinta-feira (30), com prolongamento na folga de alguns trabalhadores. Com isso, os quatro dias de recesso movimentam os atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, desde quem busca descanso em meio à natureza a quem quer aproveitar o hobby da pesca.
Apesar do Estado ser rico em pontos turísticos, o perfil dos visitantes varia diante das particularidades de cada cidade. Nesse sentido, em Bonito, um dos pontos de ecoturismo mais procurados do país, a principal característica dos visitantes é a busca pelo descanso e contemplação da natureza.
Dessa forma, no Balneário do Sol, em Bonito, a média de ocupação varia de 50% a 70% da capacidade de licença de operação. Segundo porta-voz do atrativo, Marco Antonio Tiago, a lotação depende de quando a “folga” cai, por exemplo, em qual dia da semana, sendo mais favorável com a proximidade ao fim de semana.
“A licença permitida (para lotação máxima) por lei e aprovada pelos órgãos competentes é de cerca de 1 mil visitantes ao dia. Temos um aumento da ocupação percebida a partir de 15 dias antes, o que nos permite nos preparar adequadamente para oferecer a melhor experiência possível aos turistas que escolhem estar no Balneário do Sol. Contudo, as vendas se intensificam nos dias que antecedem o período do feriado, de dois a três dias antes. Os balneários trabalham, em sua maioria, com day-use. Isso significa que a visita tem a duração de 1 dia apenas”.
Termômetros influenciam e podem atrapalhar
O friozinho comum nesse período pode atrapalhar quem espera o sol e calor para cair em águas cristalinas de balneários. Ícaro Vera Salazar, da recepção do Jardim Ecopark, em Jardim, detalha que, geralmente, o movimento é um pouco menor no feriado de Corpus Christi justamente por conta da época de frio.
“Por enquanto as reservas estão bem tranquilas. No momento, estamos entre cinco e 10 reservas em cada dia para esse período de feriado. O pessoal deixa para reservar mais próximo aos dias do feriado. É bem balanceado, tem uma parcela de turistas que reserva e outra que vem direto ao atrativo, sem reservar”.
O local tem lotação máxima de 600 pessoas diariamente. “Geralmente, recebemos entre 100 e 200 por dia em feriados prolongados”.
Alta taxa de ocupação
Localizada em Bonito, a Estância Mimosa é um passeio de ecoturismo conhecido por sua exuberante natureza, trilhas bem preservadas e cachoeiras deslumbrantes. É o maior circuito com 10 cachoeiras da região. O local oferece trilhas e cachoeiras dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), onde é possível desfrutar de um contato direto com a natureza preservada, caminhar por trilhas em meio à floresta, avistar mais de 266 espécies de aves ou se deparar com uma das 32 espécies de mamíferos catalogados.
“Durante o feriado de Corpus Christi, a Estância Mimosa costuma registrar uma alta taxa de ocupação. Este período é especialmente procurado devido às diversas atividades ao ar livre e à tranquilidade oferecida pelo atrativo, tornando-a uma escolha ideal para famílias e grupos de amigos que desejam aproveitar o feriado prolongado em um ambiente natural e acolhedor. A Estância Mimosa tem capacidade de ocupação de 168 pessoas por dia”.
Ainda conforme os responsáveis, para períodos de feriados e férias, as reservas ocorrem geralmente com antecedência, o que é ideal devido ao limite de visitas por dia no local. “Para garantir a melhor experiência, é recomendado que os visitantes façam suas reservas com antecedência”.
Rota Pantaneira
Já na conhecida Rota Pantaneira, as buscas são por pescaria e turismo selvagem, por exemplo, em Miranda, Anastácio, Aquidauana, Rio Negro, Corumbá, o potencial do bioma está aliado à contemplação. Na Pousada e Pesqueiro Toca da Onça, em Aquidauana, o gerente Wanderley Barbaresco, conta que há apenas seis vagas disponíveis entre 30 de maio e 2 de junho. Os visitantes buscaram reservar com antecedência este ano.
“Já temos muitas reservas confirmadas. Temos capacidade para 60 hóspedes, restam apenas seis vagas. Há uns 10 dias, percebemos o aumento na procura, quando é feriado prolongado a procura é maior”.
No destino preferido de pescadores, no Rio Paraguai, em Corumbá, a pesca esportiva ou amadora anima os locais, que já estão com ocupação no limite, como no Hotel Pesqueiro da Odila. Assim, o empresário Carlos Arthur, mais conhecido como Cacá, diz que o hotel está lotado desde o ano passado, e com procura diária por reservas. O local tem 32 apartamentos que podem ser duplos ou triplos.
“Exatamente de 30 de maio a 2 de junho, vamos receber um grupo de 93 mulheres. (Elas estão) a cada dia praticando mais ainda a pesca esportiva”, conclui.