Aquidauana realiza 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Aquidauana promoveu a “1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico (SESAU) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

A conferência aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, nos dias 16 e 17 de maio, da qual participaram servidores da saúde, entidades, instituições, ONG’s, profissionais de saúde da rede privada e a população em geral.

A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tem como objetivo o enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

Na noite de quinta-feira (16), aconteceu a solenidade de abertura, com apresentação musical do cantor Eduardo Arimura e do grupo de danças Las Fronteiriças. Na sequência, a secretária da SESAU – Patrícia Panachuki desejou boas-vindas aos participantes, agradeceu a presença das autoridades e abriu oficialmente a plenária da conferência.

“Muito prazer receber vocês aqui parar discutir o SUS eestudarmos melhorias. Temos uma gestão que,incansavelmente, trabalha para condições de atendimento e serviços cada vez melhores para a população, e na saúde não é diferente. Desejo a todos uma boa conferência e bons debates”, disse a secretária Patrícia.

Por sua vez, o vereador Francisco Tavares, em nome do Poder Legislativo aquidauanense afirmou: “sabemos da importância que essas conferências trazem para a nossa saúde. Elas acontecem para a melhoria do trabalho não só dos profissionais da saúde, mas para todos aqueles que necessitam do SUS”.

Representando o prefeito Odilon Ribeiro, o secretário de Finanças – Ernandes Peixoto parabenizou a SESAU e o Conselho de Saúde pela realização da conferência e destacou ser o evento “um encontro para debater ideais e melhorias no SUS”.

“Existe uma grande parceria entre Prefeitura e Legislativo para que haja melhorias em toda a estrutura da saúde, temos ESFs reformadas, veículos novos, medicamentos e,até mesmo, o concurso público para mais profissionais na saúde, tudo no intuito de valorizar o trabalhador público e melhorar o atendimento a população”, pontuou o secretário Ernandes.

Após a solenidade de abertura, a gerente do Telediagnóstico no Tele Saúde da SES/MS – Patrícia Marques Magalhães conduziu a palestra intitulada “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”.

Já ontem (17), pela manhã, aconteceu a palestra: “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”, tendo como palestrante a coordenadora de Gestão de Pessoas do SES/MS – Keila Regina de Oliveira.

Ao final da conferência, Aquidauana aconteceu a eleição dos delegados que irão participar da etapa regional. Sendo eles: Profissionais da Saúde: Charles Cristiano Barbosa Pinho (Titular), Ana Maria Colibaba (Titular), Rubens de Oliveira Xavier (Suplente) e Senair de Oliveira Crispim (Suplente); Usuários: Suzy Pereira (Titular), Raiana de Oliveira Paes (Titular), Renata Freitas (Titular), Patricia Silva Avelar (Suplente), Marcia Rodrigues dos Santos (Suplente), Eduarda Santos Duarte (Suplente), Zeiza Pacheco da Silva Pinto (Suplente); Gestão: Sebastião Marques (Titular), Daniele Ferreira de Souza (Titular), Poline Hortence Figueiredo das Neves (Suplente), Irene Franco (Suplente).

Vale destacar que, em dezembro acontecerá a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), onde as propostas construídas e aprovadas nas etapas municipais e regionais serão apresentadas e os delegados eleitos participarão, representando os municípios e Estados.

Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Gabriela Bernardes e Juliano Dervalho

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.