Verão se despede com calor de quase 40ºC em Mato Grosso do Sul

O último dia de verão, nesta terça-feira, será de altas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Os termômetros devem se aproximar dos 40ºC. O outono começa oficialmente às 0h06 de quarta-feira.

Em Coxim, o dia começou com temperatura mínima de 25°C, há presença de algumas nuvens e previsão de pancada isolada a qualquer momento do dia, a máxima a ser registrada nesta terça-feira chega a casa dos 36°C.

Campo Grande tem céu claro e registra 25ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura deve chegar aos 34ºC.

Para a região pantaneira as máximas são de 37ºC em Corumbá e Miranda, 38ºC em Aquidauana, e 39ºC em Porto Murtinho. O calor também predomina na região sul, onde as máximas devem atingir os 34ºC em Ponta Porã e 36ºC em Dourados.

Outras máximas para esta terça-feira são de 32ºC em Costa Rica, 34ºC em Três Lagoas, Paranaíba, Nova Alvorada do Sul, Ivinhema e Nova Andradina, 35ºC em Naviraí, 36ºC em Bonito e Maracaju, e 37ºC em Água Clara.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica tem favorecido para as altas temperaturas. A orientação é ingerir bastante líquido, evitar exposição ao sol e desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.

A meteorologia aponta ainda que podem ocorrer pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada e até de chuvas mais intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento nas regiões centro-norte, nordeste, leste e sudoeste do Estado.