Passeios de ecoturismo em Jardim recebem certificação de Clima Positivo

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim, cidade distante 225 km de Campo Grande e a 69 km de Bonito, foram contemplados com a certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative.

A instituição internacional, que também reconheceu Bonito como primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro, em 2022, avaliou as emissões e compensações de CO2 dos atrativos seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Os passeios e a cidade de Jardim integram a Rota Bonito Serra da Bodoquena, que tem a gestão do BCVB (Bonito Convention & Visitors Bureau) nas ações de marketing, promoção e divulgação, em parceria com a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).

A concessão significa que os dois atrativos, que fazem parte do Grupo Rio da Prata, não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, geram um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.

“Este reconhecimento destaca os esforços contínuos do Grupo Rio da Prata em promover a sustentabilidade ambiental e a ação climática dentro do setor de turismo”, ressaltou Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade da empresa.

Critérios atendidos

Para obter esse reconhecimento, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa embarcaram em um processo de certificação em 2023, seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estabelecidos pela organização.

Para calcular sua pegada de carbono, eles adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão. Isso envolveu três etapas de análise: pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local, processamento de imagens de satélite e cálculos para estimar a quantidade total de CO2 capturado.

Todas as emissões relacionadas às operações e à cadeia de valor dos negócios foram minuciosamente avaliadas, permitindo comparações futuras e demonstrando os impactos das medidas de redução implementadas.

Pioneirismo

A Estância Mimosa, passeio de cachoeiras em Bonito que também integra o Grupo Rio da Prata, tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive. Essa conquista lhe rendeu destaque no Prêmio Nacional do Turismo 2023, iniciativa realizada pelo Ministério do Turismo.

O Grupo Rio da Prata é uma empresa de ecoturismo que oferece três experiências únicas em um ambiente sustentável e preservado. Fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa. Em cada um desses locais são adotadas práticas sustentáveis e oferecida uma variedade de atividades, desde flutuação e mergulho com cilindro até passeios por cachoeiras, cavalgadas e observação de aves.

Como parte do seu compromisso com a preservação ambiental, criou RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Estância Mimosa, e a RPPN Lagoa Misteriosa, que segue em processo de criação. As atividades turísticas são realizadas dentro dessas reservas, assegurando uma convivência harmoniosa entre o turismo e a natureza local.