Lançada nesta terça-feira (12), a campanha Movidos pelo Agro quer incentivar a população a abastecer com etanol e assim, estimular a produção de Mato Grosso do Sul. O Estado produz 3,7 bilhões de litros de etanol, sendo o 4° maior produtor do biocombustível no país e a tendência é de crescimento.
A campanha é uma parceria do Sistema Famasul e a Biosul e quer envolver 900 pessoas, entre colaboradores e prestadores de serviço na ação. Considerando que todos troquem a gasolina pelo etanol, a projeção é reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 1,7 mil tonelada de gás carbônico.
Para incentivar o uso do etanol, as entidades vão sortear 5 voucher por mês no valor de R$ 150 cada, para abastecer com o biocombustível. E conta com a conscientização da população, considerando as vantagens do etanol, como preço, sustentabilidade e valor agregado.
Mato Grosso do Sul tem atualmente 19 plantas industrias em operação e outras três que devem iniciar produção nos próximos meses, podendo chegar a produção de 4,5 bilhões de litros do biocombustível, que também é produzido a partir do milho.
Presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, afirma que espera que a população ‘abrace a causa’ do etanol, principalmente pelos benefícios que traz. “População sempre diz que precisamos ser mais sustentável, que precisamos nos preocupar com o Meio Ambiente, então esperamos que essa ideia se espalhe na sociedade”, diz ele ao ressaltar que a instituição tem mais de 250 mil km rodados com etanol.
Já o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman, destacou que a safra de cana-de-açúcar vem crescendo anualmente e com a entrada do milho, a produção de etanol tem ainda mais volume. Lembrou ainda que além de econômico e sustentável, o uso do etanol gera benefícios para o Mato Grosso do Sul em produção de emprego e renda.