Pesca volta a ser liberada a partir desta quarta em todo Mato Grosso do Sul

A Piracema,  período reservado à reprodução das espécies aquáticas, termina nesta quarta-feira, dia 28, em todos os rios de Mato Grosso do Sul.

A proibição da pesca teve início no dia 5 de Novembro de 2023.  Durante a piracema, a Polícia Militar Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul apreendeu mais de  902 quilos de pescado, três embarcações com motores e oitos redes de pesca. Os resultados representam um aumento significativo em 18 vezes, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

A fiscalização da PMA resultou na autuação de 30 pessoas e aplicação de multas que totalizam mais de R$ 134 mil. Todos os pescadores devem ter a carteirinha de Autorização Ambiental para a pesca amadora.

É importante ressaltar que durante a Piracema, a pesca de espécies nativas é proibida, sendo permitida apenas a captura de peixes não naturais das bacias e espécies híbridas. Exemplos incluem apaiari, bagre-africano, black-bass, carpa, corvina, sardinha-de-água doce, piranha preta, tilápias, tucunaré e zoiudo.