Prefeitura de Aquidauana e Governo de MS irão reformar e ampliar espaço de Feira Indígena

Uma das ações de políticas públicas de atendimento às comunidades indígenas de Aquidauana, projetadas pelo prefeito Odilon Ribeiro e que, desde de ano passado vem sendo trabalhada, é o projeto de reforma da tradicional Feira Indígena da Estevão.

O prefeito Odilon junto com sua equipe de gestão vem trabalhando no projeto e na busca de recursos e parcerias para realizar a obra de reforma, no intuito de valorizar e fomentar a agricultura indígena e a geração de renda.

Nesse sentido, na tarde desta terça-feira (08), o prefeito Odilon Ribeiro recebeu a equipe técnica da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Neste primeiro momento, foram pontuados tópicos importantes para celebrar um convênio para a reforma e ampliação da Feira Indígena, localizada na Estevão Alves Correa, próximo à Rodoviária de Aquidauana.

Diariamente, nesse espaço, os indígenas, em sua maior parte, mulheres trabalham comercializando produtos da agricultura familiar indígena, produzidos nas aldeias de Aquidauana.

O prefeito Odilon Ribeiro determinou à Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas que elaborasse o estudo técnico e projeto de reforma e ampliação da Feira Indígena. O projeto está pronto e a obra orçada em aproximadamente R$ 1 milhão de reais e será encaminhado para o Governo do Estado e SEMADESC para proceder com a análise e formalizar o convênio.

“Ficamos felizes em saber que o Governo do Estado, o governador Eduardo Riedel e a diretoria da SEMADESC sinalizaram positivamente para conhecer o projeto e nos auxiliar na reforma. Essa obra vem beneficiar a nossa comunidade indígena que trabalha ali diariamente, em especial, as mulheres que ficam ali embalando e vendendo seus produtos. Ali é um lugar muito frequentado pela população, porque sabem da qualidade e origem dos hortifrutis vendidos e queremos deixar aquele espaço bonito e mais organizado”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.

O prefeito Odilon afirmou ainda que, a reforma e ampliação trarão mais dignidade para as mulheres indígenas que se deslocam de suas aldeias para ofertarem seus produtos, além de tornar o ambiente mais atrativo comercialmente e, ainda, garantir mais segurança e comodidade às trabalhadoras.

Participaram da reunião com o prefeito Odilon, o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas – Ronaldo Ângelo, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Produção – José Carlos Prado, o coordenador de Cooperativismo, de crédito e acesso aos mercados, da SEMADESC – Éder Milton Vasques e Dionedison Demecio Candido – coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, da SEMADESC.

Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Priscila Barbiéri

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.