Policia Militar de Mato Grosso do Sul reforça policiamento durante o Carnaval

De 09 a 14 de março, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul iniciará a ‘Operação Carnaval MS 2024’ em todo o Estado. Com efetivo reforçado, direcionará seu foco na segurança dos foliões, na manutenção da ordem e na prevenção de crimes durante as comemorações de uma das maiores festas do calendário nacional.

O trabalho a ser executado nos próximos dias é fruto de uma série de reuniões ocorridas desde o início do ano, com a participação do Comandante-Geral da Corporação e demais comandantes locais das cidades de MS com os organizadores dos eventos, a fim de padronizar uma estratégia de policiamento que ao mesmo tempo atenda os anseios dos participantes e respeite as peculiaridades de cada município.

Em Aquidauana, Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá e Ladário, cidades subordinadas ao Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal (CPA-3), as atividades de policiamento preventivo e ostensivo, obviamente seguirão nos mesmos moldes da PM em todo o estado, com destaque especial ao turismo, pois tais municípios atraem um número maior pessoas, o que requer uma atenção especial por parte das guarnições de serviço.

Dessa forma, serão criadas diversas frentes de trabalho, todas elas coordenadas pelos comandantes locais do 6° e 7° Batalhões PM, responsáveis pela gestão imediata. Tais ações concentram-se no empenho de policiais militares a pé nos ambientes de festas e aglomerações de pessoas, emprego de viaturas operacionais distribuídas em pontos estratégicos, dinamização da Central 190 para atender um maior volume de ligações, sem contar é claro, o atendimento de ocorrências e fiscalização de trânsito, a fim de garantir o fluxo de veículos, coibir a embriaguez ao volante e exibição de manobras perigosas. Também é valido dizer que ‘diversão não é sinônimo de abuso’, por isso não serão aceitas quaisquer atitudes ilegais, principalmente as importunações sexuais, brigas, uso de drogas e outros crimes propícios a esta época do ano.

Todos os esforços da PMMS é para que seja montado um grande ‘aparato de segurança’, que promova o bem-estar de todos e a alegria nos festejos. Nosso desejo é muito simples – que cada folião possa curtir as festividades com leveza e alegria.