Eleições 2024: saiba como emitir a segunda via do título eleitoral em 3 passos

Eleitores que perderam, tiveram o título eleitoral extraviado ou inutilizado podem emitir a segunda via do documento pela internet, de forma rápida e gratuita, sem precisar sair de casa. Confira abaixo o passo a passo:

  • No site do  (Tribunal Superior Eleitoral), clique em Autoatendimento Eleitoral. O serviço fica localizado no menu lateral à direita na página;
  • Escolha a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, vá em “Imprima seu título eleitoral”. Informe os dados solicitados;
  • Pronto, aí está o seu título! Você pode abri-lo em uma nova página, clicando em “Abrir documento em página cheia”.

Caso prefira, é possível baixar o arquivo, disponibilizado em formato PDF, no seu computador.

Conforme o TSE, Outra opção é baixar o e-Título, aplicativo da  disponível para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android. Para ter acesso à segunda via do título de eleitor em versão digital, basta clicar em “Mais Opções” na barra inferior, à direita, e, em seguida, acessar “Imprimir Título Eleitoral”.

Assim como a versão disponibilizada no site do TSE, o título de eleitor impresso pelo app do e-Título possui QR Code de validação do documento. Entretanto, apenas a eleitora ou o eleitor que tenha inscrição eleitoral regular ou suspensa (e que obtenha sucesso no processo de identificação) poderá baixar e acessar o e-Título.

É importante lembrar que o prazo para a emissão da segunda via do título é de até dez dias antes da eleição – que é diverso do prazo de 8 de maio, referente ao  do cadastro eleitoral.