Fotos íntimas falsas de Taylor Swift feitas por inteligência artificial vazam e geram revolta na web

Fotos falsas geradas por inteligência artificial nas quais Taylor Swift aparece nua e em poses sexualmente provocativas e ofensivas em um jogo do Kansas City Chiefs circularam pelas redes sociais nesta quinta-feira (25) e geraram uma comoção enorme entre o público fã da cantora. Revoltados com o conteúdo, os usuários do X, antigo Twitter, colocaram a tag ‘protect Taylor’ (em português, protejam a Taylor) nos trending topics.

“Não importa o quão famoso alguém seja, todos nós merecemos respeito. Taylor é uma pessoa real que merece respeito, não importa o que aconteça”, declarou um internauta na rede social.

“Aquelas fotos da Taylor geradas por IA são assédios sexuais e é nojento que um homem possa fazer essas coisas sem repercussão. Eles veem as mulheres como objetos feitos para suas fantasias e estou farta disso”, lamentou outra.

Diversos famosos, inclusive brasileiros, já foram  dos falsos nudes. Nestes casos, os corpos ou rostos das pessoas são manipulados de maneira realista através da inteligência artificial. Na maioria das vezes, a prática é aplicada contra mulheres, na tentativa de extorquir ou constranger a vítima.