População das comunidades indígenas de MS recebem novo RG

A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), em parceria com o Instituto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica promoveu uma ação de entrega de RG para a população das comunidades indígenas de Campo Grande.

Ao todo foram realizados 151 atendimentos, desde crianças a idosos. Na quarta-feira (17), foram entregues 71 documentos na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro. Foram entregues na quinta-feira (18), 80 RGs na Aldeia Urbana Água Bonita e 31 na Aldeia Urbana Inamaty Kaxé.

A confecção da primeira e segunda via do RG de forma gratuita a população indígena faz parte do programa da SDHU por meio da ação “Direito Humanos em Ação-Documentação”, realizada em dezembro de 2023, nas Aldeias Urbanas Água Bonita, Darcy Ribeiro e Inamaty Kaxé.

O RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil. A subsecretária da SDHU, Thais Helena, reforça a importância das ações de confecção dos documentos nas aldeias da Capital. “Essa é uma ação que integra o perfil de inclusão da administração municipal, uma gestão participativa, uma gestão que vai até a população, que sai do gabinete e percorre os territórios da nossa cidade, levando os serviços públicos em atendimento”.

A ação realizada pela SDHU, visa implementar e coordenar programas, serviços, projetos e ações que visem a superação das desigualdades, defendendo o direito das comunidades e populações indígenas urbanas. Atualmente Campo Grande conta com 24 comunidades indígenas, sendo 8 reconhecidas pela prefeitura, 2 em fase de reassentamento e 14 em trâmites para serem reconhecidas.

Moradora da Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, Regina Maria Oliveira, de 67 anos, foi buscar sua segunda via do RG. Ela ressalta a importância de serem realizadas ações como essa justamente por não ter custo. “Ah, eu acho muito bom, porque pra fazer é caro e nem todo mundo aqui tem condições para realizar esse pedido”, disse a aposentada.

Ana Paula Ferrnandes/PMCG

SDHU entrega RG para a população das comunidades indígenas de Campo Grande