O ano só começa depois do Carnaval? Para o setor de bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul, a folia antecede muito trabalho. O setor conta com crescimento de 15% no faturamento durante as festas, comparado ao ano passado. O sucesso deve se repetir também no Carnaval.
Segundo o presidente da Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS), João Francisco Fornari Denardi, o comércio regional deve acompanhar a expectativa de crescimento nacional em faturamento, com destaque para os municípios turísticos, como Corumbá, Bonito, entre outros, que têm um aumento natural de fluxo de pessoas nessa data.
“Capital também tem essa expectativa, uma vez que o Carnaval de Rua vem se consolidando, com mais pessoas participando dessas festividades”.
Denardi ainda ressalta que os estabelecimentos, especialmente os que têm funcionamento noturno, reforçam os estoques e se preparam para receber os foliões que aproveitam os dias de folga para passear.
Isabela Blanco, sócia-fundadora do Maracutaia Bar e Restaurante, diz que o estabelecimento tem um desempenho positivo durante o carnaval, especialmente entre as famílias e aqueles que preferem evitar as grandes aglomerações.
“Diferentemente de alguns estabelecimentos que preparam eventos especiais para o carnaval, nossa abordagem tem sido manter nossa programação regular, que já atrai o nosso público-alvo. Acreditamos que oferecer um ambiente acolhedor e agradável durante esse período é fundamental para atender às preferências de nossos clientes habituais”.
Em relação ao quadro de equipe e estoque, a unidade está avaliando as demandas previstas para garantir um atendimento no período carnavalesco. “Embora não tenhamos planos específicos de reforço no momento, estamos sempre atentos às necessidades do negócio e prontos para ajustar conforme necessário para garantir uma experiência positiva para nossos clientes”.
Queda na inflação favorece cenário
Apesar de não estar no levantamento nacional com maior expectativa, Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, relata que os indicadores econômicos são influenciados pela inflação e taxas de juros.
“Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, destacou.
Entre as capitais que esperam faturamento de 15% estão Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já em Salvador e São Paulo a expectativa é de 10%.