Ações de Policiamento Rural da PMMS são apresentadas à comunidade da área do 10º Batalhão de Polícia Militar

Na manhã do dia 26/05, o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Anderson Machado Padilha, recebeu o Coordenador do Policiamento Rural da PMMS, Coronel Gilberto Gilmar de Santana, e o Subcomandante do Policiamento Metropolitano (CPM), Tenente Coronel Wellington Klimpel do Nascimento, na Associação de Moradores do distrito de Anhanduí, para apresentar as ações de Policiamento Rural na área do  10º BPM, a qual o distrito Anhanduí faz parte.

O evento contou com a presença da comunidade local e produtores rurais do Distrito de Anhanduí, juntamente com o efetivo do Pelotão Destacado de Anhanduí, Força Tática e dos Policiais que atuarão na Patrulha Rural. Na ocasião o Coordenador da Patrulha Rural no estado,  Coronel QOPM Gilberto Gilmar de Santana esclareceu como funcionará o  projeto e o modo como se dará a atuação policial militar juntos aos proprietários rurais.

A partir de agora, o 10º BPM contará também com ações mais efetivas de uma equipe especializada em policiamento rural, responsável pela segurança nas estradas, rodovias e propriedades rurais da região. Essa iniciativa faz parte do Programa Campo Mais Seguro, desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, proporcionando mais segurança e tranquilidade à comunidade rural.

O Núcleo do Policiamento Rural (NPR) do 10º BPM realizará o planejamento das ações do policiamento rural comunitário em sua área de atuação no sentido de realizar o cadastramento das propriedades rurais, incluindo dados dos proprietários, moradores e maquinários, além de um georreferenciamento para facilitar o deslocamento rápido da Polícia Militar e a localização das propriedades quando necessário. As propriedades regularmente registradas receberão uma placa de monitoramento quando atenderem os requisitos do projeto.

O objetivo das placas de monitoramento é identificar as propriedades participantes do Projeto Campo Mais Seguro, facilitando a localização pela equipe de Patrulha Rural e inibindo ações criminosas por meio de um policiamento ostensivo e preventivo nas fazendas, bem como certificar os proprietários que assumiram o compromisso de auxiliar à Policia Militar nas ações preventivas de segurança pública.

O 10º BPM mantém seu compromisso de garantir a segurança em todas as áreas de atuação, incluindo o campo, reafirmando seu compromisso com a comunidade.

Publicado por: Ana Cristina Borges Albuquerque