67 Escrivães de Polícia Civil tomaram posse nesta segunda-feira

A semana começou feliz para 67 novos Escrivães de Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, que tomaram posse e devem entrar em exercício nos próximos dias. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22/05, no auditório da Academia de Polícia Civil, com a presença do Governador Eduardo Riedel, Secretário de Estado de Governo Arlei Caravina, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira, Delegado-Geral Roberto Gurgel de Oliveira Filho, dentre outras autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo Estadual e Federal.

Durante a posse o Delegado-Geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, ressaltou o empenho do Governo do Estado em planejar e gerir para que este momento pudesse acontecer neste momento. Relembrou que a academia de polícia ocorreu no meio de uma pandemia, tomando todos os cuidados necessários, para que as demais etapas fossem executadas e hoje chegassem na posse. “A vida de vocês hoje se transforma. Que o trabalho de vocês também possa transformar a vida das pessoas. Vocês terão contato direto com os cidadãos. Não irão só interrogar autores, mas também ouvirão vítimas e testemunhas, que contarão para vocês um pouco de suas angústias. Então eu convoco vocês a serem instrumento de transformação, ouvindo com sensibilidade e carinho, acolhendo as pessoas de bem, atuando com afinco e com comprometimento, com o objetivo de prestar um serviço de excelência para a população sul-mato-grossense”, reforçou.

Já o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, relembrou que em 1990 iniciava na Acadepol na carreira de Escrivão de Polícia Civil e posteriormente como Delegado e Secretário. “Essa casa me trazem lembranças e emoções, que são traduzidas em compromissos, que firmamos com o Mato Grosso do Sul, de promover transformações. Que possam atuar de forma integrada, utilizando de toda a tecnologia disponível”, comentou.

Para finalizar, o Governador Eduardo Riedel, falou da alegria de poder disponibilizar melhores condições de trabalho aos servidores públicos, em especial, os da segurança pública e falou do orgulho de fazer parte deste momento tão importante e especial. “Num mundo rápido, ágil, diferente, que vai se transformar muito mais ainda com a inteligência artificial, com acesso a conectividade, é essa capacidade que vocês vão ter que lidar, com esta nova sociedade presente. Quero dar os parabéns a cada um dos novos escrivães. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte desse processo, pelo Mato Grosso do Sul”, finalizou.

Falando em nome dos escrivães, Laís Genoud Trentini, disse da felicidade de concluir a última etapa de um sonho. “Foram anos de estudo e agora vamos poder colocar em prática e desenvolver um trabalho de excelência, dentro da nova realidade”, reforçou.

Lotação

Logo após a posse, os novos escrivães participaram da escolha da unidade policial de lotação, pelo critério de melhor classificação no concursos público, conforme o quadro de vagas disponíveis. Receberão os novos servidores os municípios de: Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti, Bataguassu, Brasilância, Corumá, Alcinópolis, Figueirão, Rio Verde, Maracaju, Rio Brilhante, Caarapó, Deodápolis, Glória de Dourados, Juti, Jardim, Bela Vista, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Porto Murtinho, Nova Andradina, Angélica, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ponta Porã, Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara e Selvíria.