Com quase 100 casos de dengue, Prefeitura de Aquidauana intensifica combate ao mosquito da dengue

A Coordenadoria de Controle de Vetores, da Prefeitura de Aquidauana, notificou  96 casos de dengue entre o início de janeiro e o início de fevereiro de 2023.

A equipe de agentes de endemias de Aquidauana, diariamente, está realizando a eliminação de depósitos de larvas do mosquito Aedes.

Os trabalhos de visitas domiciliares com orientações aos moradores, associados às atividades de manejo ambiental estão em curso. Além desse trabalho, também vem sendo feitos os tratamentos químicos e visita regular quinzenal aos pontos estratégicos, dentre eles, reciclagens e borracharias.

Para complementar as ações, a Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores de Aquidauana está divulgando informações nas rádios locais e disponibilizando à comunidade material educativo, como forma de informar e alertar a população sobre os cuidados necessários para se prevenir a dengue, Zica e a Chikungunya.

Outra ação da Prefeitura de Aquidauana para ajudar a manter as vias urbanas limpas, é feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais, que vem realizando limpeza em todos os bairros; uma vez por mês faz a coleta de pneus em borracharias, pois o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya) se reproduz em acúmulos de água de recipientes.

Segundo informou Sebastião Marques, coordenador do Controle de Vetores, outras ações de enfrentamento e combate ao mosquito estão sendo programadas para o município, como forma de prevenção da dengue e outras doenças.

“Não adianta as nossas equipes da prefeitura se desdobrarem nas ruas e casas, visitando, falando, explicando e eliminando pontos de acúmulo de água. Precisamos, todos os dias, da ajuda dos moradores! Mantenha sua casa, seu quintal ou terreno livre de recipientes com água, livre do mosquito”, alertou o coordenador Sebastião Marques.

Fonte: AGECOM