Flamengo e Palmeiras decidem a Supercopa do Brasil, o primeiro título do ano

O primeiro título da temporada 2023 do futebol brasileiro vai ser disputado neste sábado (28), em Brasília. Flamengo, campeão da Copa do Brasil, e Palmeiras, campeão do Campeonato Brasileiro, se enfrentam na disputa da Supercopa do Brasil. A partida, no Estádio Mané Garrincha, começa às 15h30 (MS) e terá transmissão da TV Globo e SporTV. O vencedor levanta a taça e, em caso de empate no tempo regulamentar,a  disputa termina nos pênaltis.

A arbitragem do jogo será de Copa do Mundo. O comando será de Wilson Pereira Sampaio (FIFA-GO), que dirigiu três partidas no Mundial, entre elas o clássico Inglaterra e França pelas quartas de final. Os auxiliares são Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Bruno Raphael Pires (FIFA-GO). A equipe responsável pelo árbitro de vídeo (VAR) é formada por Rodrigo Alonso Ferreira, Helton Nunes e Rafael Traci.

Essa é a segunda vez que os dois clubes se enfrentam na disputa. Em 2021, também em Brasília, o jogo terminou 1 a 1 e o Mengão levou o título nos pênatlis. O time carioca, aliás, esteve nas três disputas até agora. Em 2020 venceu o Athletico Paranense e, ano passado, perdeu para o Atlético Mineiro.

Verdão em busca do primeiro título

Atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras coleciona onze títulos da competição nacional. A conquista veio com três rodadas de antecedência do fim e coroou o trabalho do técnico Abel Ferreira. O português perseguiu o torneio em seus primeiros dois anos de clube e, na terceira disputa, teve o prazer de ser campeão brasileiro.

Na véspera da partida, o meia Dudu exaltou a força da equipe na temporada de 2022 e reforçou o foco na busca do primeiro título da Supercopa do Brasil.

“Fizemos um grande campeonato, foi difícil desde a primeira rodada e focamos muito pra conquistar esse título. A equipe está de parabéns pelo título de 2022. Mas agora, é outro ano, outra competição, uma Supercopa que o Palmeiras ainda não tem e estamos muito focados, concentrados, trabalhando bem para que a gente consiga sair campeão”, destacou o atacante.

Rubro-negro presente em todas as finais

Gilvan de Souza/CR Flamengo

Flamengo

Flamengo comemorou sua quarta conquista na Copa do Brasil no ano passado

Em 2022, o Flamengo foi tetracampeão da Copa do Brasil. A vitória sobre o Corinthians veio nas disputas de pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Com o título, o rubro-negro marcou presença em mais uma Supercopa.

Presente nas quatro edições desde o retorno da competição em 2020, o Flamengo é o maior campeão da Supercopa do Brasil. No total, detém dois títulos. Na primeira edição, o time da Gávea venceu o Athletico-PR por 3 a 0. Em 2021, a conquista veio após a vitória no pênaltis sobre o Palmeiras. No último ano, em 2022, foi vice-campeão após perder nos pênaltis para o Atlético-MG.

Camisa 7 do Flamengo, Everton Ribeiro projetou a final e destacou o empenho da equipe para sair com mais um título da Supercopa do Brasil.

“Ano passado na Copa do Brasil foi um caminho muito difícil e conseguimos trazer esse título que faltava. Foi muito marcante para todos nós, mas agora, a gente espera fazer uma grande partida na final para levarmos esse primeiro título da temporada”, finalizou Everton.