Polícia Civil apreende mais de 1 tonelada de cobre durante operação “Vastum II”

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira, 26/01, a operação “Vastum II”, com o objetivo de reprimir crimes de furto e receptação de cobre, que causam enorme prejuízo aos órgãos de Estado, à prefeitura, às concessionárias dos serviços de iluminação e comunicação e à população em geral. Desde as primeiras horas do dia, policiais civis foram para as ruas de Campo Grande para fiscalizar locais que compram e vendem esse tipo de material, bem como abordaram alvos levantados previamente pela Polícia Civil, em todas as regiões da cidade.

Cerca de 120 policiais e 30 viaturas foram empenhadas na ação. Participaram da operação as unidades subordinadas ao Departamento de Polícia da Capital (DPC): 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª delegacias e as subordinadas ao Departamento de Polícia Especializada (DPE): DEPCA, DEH, DECAT, GARRAS, DELEAGRO, DELETRAN, POLINTER, DEFURV, DENAR, DEAIJ, DEDFAZ, DEOPS, DECON, DEAM e DERF.

Durante os trabalhos, foram apreendidos 1.002,2kg de cobre. Além disso, seis pessoas foram presas, sendo duas quatro em flagrante e duas por cumprimento de mandado de prisão. Ao todo, 54 locais foram fiscalizados.

O nome da operação se refere à sucata em Latim.