Prefeitura de Aquidauana entrega cadeiras e meios de locomoção para idosos e indígenas

A Prefeitura de Aquidauana continua com os serviços e atendimentos especiais para ajudar quem tanto precisa de meios e equipamentos de locomoção e, que, na maioria das vezes não tem condições financeiras ou nem sabe por onde começar a buscar ajuda para obter.

Na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, a prefeitura firmou convênio com o Programa Viver Sem Limites, do Ministério da Saúde e parceria do Governo do Estado, para obter os materiais e equipamentos de locomoção adequados a necessidade de cada usuário em Aquidauana, que recebe gratuitamente o que precisa, sejam, cadeiras de banho, de rodas, próteses ou órteses.

Agora, durante este mês, a Prefeitura Municipal de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) já iniciou as primeiras entregas do ano.
Esta semana, foram contemplados pacientes residentes nas aldeias e no Asilo São Francisco. No total, foram entregues 74 equipamentos, dentre eles, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, bengalas 4 pontas e almofadas para prevenção de úlcera de pressão.

“Iniciamos 2023, levando equipamentos e materiais para quem mais precisa deles e esperavam ansiosamente por esse benefício da saúde”, pontuou Ana Flávia Modesto, coordenadora do CEM de Aquidauana.

Durante a entrega no Asilo São Francisco, a diretora da instituição Maristela Prado destacou a importância dos materiais para os institucionalizados. “Para os idosos, os equipamentos refletem na qualidade de vida”, completou.

Para a secretária da SESAU, Cláudia Franco Fernandes, que acompanhou a entrega no asilo junto com o secretário de Finanças – Ernandes Peixoto, as entregas são resultado de uma soma de esforços.

“Temos um grande trabalho em equipe, envolvendo os profissionais da Atenção Primária que realizam as avaliações e medições para a solicitação dos materiais. Agradecemos e muito cada profissional e, também, o apoio do prefeito Odilon para dar suporte às equipes, para que possam realizar o trabalho com excelência”, explicou a secretária.

Ainda nesse mês de janeiro, a SESAU destinou cadeiras de rodas, cadeiras de banho, bengalas 4 pontas e andadores para os moradores da aldeia da região de Taunay. As visitas foram realizadas presencialmente aos moradores no mês de agosto/2022, quando foi iniciado o processo para aquisição dos equipamentos. E, agora, em janeiro, a SESAU repassou à SESAI, aos cuidados da enfermeira Paulicéia França para entrega aos pacientes.

Outra entrega também aconteceu durante o mutirão de ultrassonografia, realizado nas aldeias da região de Taunay, oportunidade em que a fisioterapeuta da SESAU, Ana Caroline Szczuk realizou as avaliações, fez a solicitação dos equipamentos, que chegaram esse mês e foram entregues aos pacientes.

A enfermeira da SESAI, Paulicéia pontuou que esse é mais um momento importante para os indígenas, que ficam muito felizes com o apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde para garantir melhor qualidade de vida.

“Por meio da união e do trabalho das equipes SESAU e SESAI, torna-se realidade essa ajuda, para quem tanto precisava das cadeiras de rodas, banho e bengala. Agradecemos primeiramente a Deus, ao prefeito Odilon e toda a sua equipe por mais essa parceria”, finalizou a enfermeira.
Fonte: AGECOM