Prefeito recebe visita da reitoria e direção do IFMS e discutem parcerias para Aquidauana

O prefeito Odilon Ribeiro recebeu a visita da reitora Prof. Dra. Elaine Borges Marcelino e da diretora do campus de Aquidauana, Prof. Hilda Romero, ambas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em agenda no gabinete.

Na pauta da reunião, a diretoria do IFMS esteve apresentando os projetos desenvolvidos pelo IFMS pelo Estado e em Aquidauana. Também participaram da reunião, a pró-reitora de ensino – Profª Cláudia Fernandes, chefe de gabinete do IFMS/Aquidauana –  Alessandra Goes e Michele Nakazato – relações públicas do IFMS, o secretário municipal de Finanças – Ernandes Peixoto, o assessor de Assuntos Institucionais – Alexandre Périco e a diretora de comunicação da prefeitura – Rosy Ribeiro.

Em destaque, levando em conta as características do município de Aquidauana, foram apresentados ao prefeito Odilon Ribeiro dois projetos, com proposta de desenvolvimento conjunto entre a prefeitura e o IFMS de Aquidauana, que são eles: construção de tanques de piscicultura com funcionamento sustentável e a fábrica de tijolos ecológicos.

Na oportunidade, o prefeito Odilon Ribeiro parabenizou a equipe do IFMS pelos projetos que tem desenvolvido e disse que toda parceria que tenha como objetivo ajudar a cidade e a comunidade é bem-vinda em sua gestão.

“Todos os projetos que vocês nos apresentaram são bem-vindos para Aquidauana. Gostei muito dos tanques de piscicultura, acredito que isso pode ser um projeto viável para desenvolver com os pequenos produtores que temos na agricultura familiar e que podem se tornar piscicultores, quem sabe até termos peixes para comprar dos produtores daqui mesmo para a merenda escolar. Vamos alinhar as ideias, colocar em planejamento e firmar essas parcerias positivas”, afirmou o prefeito Odilon.

A reitora do IFMS destacou que se a prefeitura firmar parceria com o IFMS para os projetos, isso trará grandes benefícios para a população. “Os projetos têm uma importância grande na sociedade, principalmente, para ajudar em políticas públicas de fomento a geração de emprego e renda. Ficamos gratas pela receptividade do prefeito Odilon e de sua equipe e estamos na expectativa para essas parcerias e iniciarmos os trabalhos”, finalizou a reitora Prof. Dra. Elaine Borges Marcelino.
Em Aquidauana, a prefeitura e o IFMS já atuam com várias ações em parceria, dentre elas: jogos matemáticos na Escola Municipal Erso Gomes, para os alunos dos 6º e 7º anos; e trabalhos com impressoras 3D e robótica nas escolas pantaneiras.

O estímulo à iniciação científica é um dos diferenciais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec), estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio e superior têm a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento como bolsistas ou voluntários, sob a orientação de professores mestres ou doutores.
Fonte: AGECOM