Agropecuária sustentável é parte de resolução de dois desafios, afirma ministra

Durante a abertura do Brasil na COP26, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, a ministra  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), afirmou nesta segunda-feira (1º) que a agropecuária, realizada de maneira sustentável, é parte da solução para um duplo desafio: mudança do clima e segurança alimentar.

“O potencial transformador da agropecuária de baixa emissão de carbono é enorme. Queremos compartilhar essa experiência com países de realidades semelhantes. Apenas com a disseminação das melhores práticas a todos os produtores poderemos colher os impactos positivos que a produção de alimentos, fibras e bioenergia pode ter”, disse a ministra.

Até 2030 o objetivo brasileiro é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono a mais 72 milhões de hectares de terras agricultáveis sem necessidade de converter novas áreas à atividade produtiva, informou Tereza Cristina. Conforme a Agência Brasil, com isso, a previsão é de que seja mitigada a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono (CO²) equivalente.