Secretaria Municipal de Saúde realizou uma roda de conversa com o grupo de gestantes abordando a importância do acompanhamento pré-natal

No CRAS da Vila São Pedro em Aquidauana, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma roda de conversa com o grupo de gestantes do CRAS, abordando a importância do acompanhamento pré-natal, coleta de preventivo, exame clínico das mamas e de realizarem o planejamento familiar.

O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, realizar exame clínico cuidando da saúde da mulher com exames preventivos.

As mulheres precisam se conscientizar sobre a importância do exame preventivo. Aquelas com 25 a 59 anos ou que já iniciaram a vida sexual devem realizar o exame anualmente.

Algumas doenças podem ser identificadas no estágio inicial, o que contribui para uma resposta mais satisfatória ao tratamento.

O exame clínico da mama também é importante. Essa análise deve começar a ser feita em mulheres acima dos 40 anos, que serão encaminhadas posteriormente para a mamografia.

Durante o bate papo com as gestantes, várias informações foram repassadas, as mulheres ficaram sabendo dos atendimento com acompanhamento às gestantes durante o pré-natal, o parto e o pós-parto.

O pré-natal é fundamental para a saúde da mãe e da criança, com os exames fica mais fácil identificar algum problema e garantir uma gestação segura e saudável para os dois.