Sábado, 16/10, tem campanha de Dia D para vacinação de crianças, adolescentes e pets

No próximo sábado, 16 de outubro, em Aquidauana é o “Dia D” da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes. Das 8h às 17 horas, em todas as unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) da zona urbana estarão abertas para vacinação.

Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Também estarão disponíveis 14 tipos de vacinas para crianças até os 7 anos de idade e outras 8 vacinas para adolescentes até os 15 anos.

Nas ESFs também estarão disponíveis as doses para vacinar contra a gripe Influenza e contra a Covid-19, em 1ª, 2ª e 3ª doses para adultos. A 1ª dose da vacina contra Covid-19 também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Aquidauana, a cobertura vacinal teve uma diminuição com a pandemia e essa campanha de multivacinação vem para alcançar as crianças e adolescentes que não estão com as vacinas em dia.

Essa campanha de multivacinação é de extrema importância para evitar surtos doenças imunopreveníveis, como, por exemplo, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras.
“Muitas dessas doenças já foram erradicadas com as vacinas. Por isso, devemos continuar a vacinar as nossas crianças e adolescentes evitando doenças graves e novos surtos. É um cuidado que todo pai, mãe e responsável deve ter. Vacinar seu filho é um ato de amor e de zelo com a saúde dele”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aquidauana, Danieli Garcia.

Confira os pontos de vacinação no dia “D” da multivacinação de crianças e adolescentes:  ESF Candido Pinheiro, ESF Célia Vaz, ESF Claudio Fernando Stella, ESF Guanandy, ESF Izaura Baes, ESF João André Madsem, ESF João Jorge Carneiro, ESF José Vória, ESF Nova Aquidauana, ESF Pinheiro, ESF São Francisco, ESF São Pedro, ESF Tiago Bogado e ESF Trindade.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
No mesmo dia da campanha de multivacinação das crianças e adolescentes, 16 de outubro, também terá um mutirão de vacinação antirrábica nos mesmos postos de saúde. Ou seja, quem vai levar seu filho para vacinar, já pode também levar seu cachorro ou gato para ser imunizado contra a raiva.

No sábado, 16/10, no mutirão de vacinação poderão ser vacinados cães e gatos a partir de 04 meses de idade. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães com guia ou coleira, e, de preferência, conduzidos por adultos.

Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães e gatos. A doença é transmitida para o homem, inclusive, principalmente, pela mordedura e, também, por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Fonte: AGECOM