Mato Grosso do Sul segue com óbitos e internações por Covid em queda

Os indicadores da Covid-19 em Mato Grosso do Sul continuam apresentando tendência de queda em diversos indicadores da doença no Estado, como é o caso dos óbitos e também das internações.

No boletim epidemiológico desta quarta-feira (13) há o registro de uma morte de paciente da Capital, ocorrida no mês de maio. Mesmo com a atualização, a média móvel de óbitos é a menor de todo ano com 3,3. Desde o começo da pandemia no Estado, já foram 9.602 vidas perdidas para a doença. 

“Faz muito tempo que não estávamos com (média) 3,3 estamos com parâmetros iguais ao ano passado quando começamos a pandemia. Isso é muito interessante e diz respeito a todos trabalhadores de saúde, trabalhadores de segurança, do governo e principalmente a sociedade que nos ajuda”, destacou a secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Crhistinne Maymone.

As internações também apresentam cenário de queda nos últimos 14 boletins. No dia 16 de setembro haviam 161 pacientes internados, e nesta quarta-feira, 13 de outubro, são 72 internações por Covid em todo Estado. 

Já os novos casos, seguem tendência de estabilidade, porém com pequenas oscilações nos dados. Embora a média móvel já tenha chegado a 102 no Estado no final de setembro, no boletim de hoje são 68 novos casos confirmados, com uma média móvel de 122. 

A taxa de contágio também apresenta oscilações, ainda assim abaixo de 1,0. Nesta quarta-feira o indicador está em 0,82, o que significa que cada 100 pessoas contaminadas podem transmitir para outras 82. 

A taxa de ocupação de leitos SUS/UTI está abaixo de 50% em todas as macrorregiões. A ocupação desses mesmos leitos por casos confirmados de Covid é de 6% em Campo Grande, 8% em Dourados, 2% em Três Lagoas, e 6% em Corumbá. 

A fila de espera por leito SRAG/COVID conta com 3 pessoas, sendo 2 na Central de Regulação de Campo Grande e 1 na central de Três Lagoas. 

Atualmente existem 18 amostras em análise pelo Lacen e laboratórios parceiros, e 255 casos sem encerramento pelos municípios. 

Os gestores da saúde em Mato Grosso do Sul atribuem a queda nos indicadores ao avanço da imunização que já conta com 60,97% da população total vacinada com as duas doses ou dose única.  Dentro do público alvo, já são 79,52% considerados imunizados.

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico Covid desta quarta-feira, 13 de outubro de 2021.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro