Como funcionam as plataformas de investimento online?

ssim como é possível pedir comida em um aplicativo, comprar passagens aéreas para sua própria viagem e conversar com pessoas do mundo inteiro com excelente qualidade e em tempo real, também é possível fazer todos seus investimentos online.

O avanço das plataformas de investimento trouxe comodidade, acesso a parcelas da população que antes tinham receio de investir em produtos diferentes da tradicional poupança e também foi impulsionada por influenciadores de economia, que trouxeram uma linguagem mais simples.

De repente surgiram centenas de vozes que simplificaram os jargões e também apareceram muitos sites e uma comunidade para discutir investimentos, produtos e quais as melhores plataformas.

Para quem não conhece muito bem a operação dessas plataformas de investimento é normal ficar com um pé atrás. O site Criptoeconomia é um exemplo interessante para fazer consultas e ler tutoriais. Nele é possível conferir conteúdo de boa qualidade que avalia se o crypto bank é confiável, se a plataforma é segura e como fazer um depósito e os saques. É importante entender que a Crypto Bank não é regulamentada por uma autoridade brasileira, já que é uma plataforma que negocia criptomoedas.  Isso não quer dizer que é ilegal e ter uma análise completa de suas operações é muito bom para os interessados nas moedas virtuais.

No site Criptoeconomia também é possível saber sobre as cotações das principais criptomoedas no mundo e quais iniciativas por aí que não passam de esquemas de pirâmide.

Para ter certeza e tranquilidade para fazer seu dinheiro render, separamos estes passos extras para começar essa etapa de sua vida financeira com as melhores informações e mentalidade.

A credibilidade é o ponto principal

Assim como qualquer empresa busca credibilidade, os empreendimentos online também o fazem, mas precisam ser ainda mais preocupados com isso porque não há uma loja física – na maioria dos casos – ou uma agência de banco para mostrar sua seriedade.

Não faltam plataformas de investimento no mercado, com grandes nomes como Órama, Vitreo, XP Investimentos, Rico e a lista continua. Elas investem pesado em publicidade para fortalecer a marca e conseguir chegar a grandes públicos, mas o que mais importa é a quantidade de produtos oferecidos e a permissão para operar.

Note na plataforma que você está mais interessado as informações no rodapé. Ter o ok do Banco Central é vital, assim como poder operar na B3 (Bolsa de São Paulo), ser um associado da Anbima, ter ganho prêmios por sua atuação de entidades conhecidas, tudo isso pode ser observado e uma boa empresa irá se orgulhar dessas acreditações.

Uma enorme variedade de produtos

As plataformas mais conhecidas do mercado brasileiro permitem a compra de ações na Bolsa de Valores, de títulos públicos, entrada em fundos de investimento, fundos imobiliários, enfim, uma série de possibilidades.

Há ainda outras plataformas, internacionais, que permitem a compra de criptomoedas e participação no mercado forex. Por serem internacionais e a compra e venda de criptomoedas não ser regulada por um banco central, é preciso mais cuidado, lendo relatos sobre a confiabilidade das plataformas de venda e não caindo em promessas furadas de retornos fixos irreais.

A conexão de uma plataforma de investimentos com a Bolsa permite a compra de ações de uma empresa em tempo real, algo que antes precisava ser feito ligando para uma mesa de negociações.

Não à toa o crescimento do número de CPFs cadastrados na Bolsa de São Paulo explodiu, passando da marca de 3,5 milhões, quase o dobro de fevereiro de 2020 (logo antes da pandemia) e com um representativo crescimento no número de jovens (25 a 39 anos) e com a faixa entre 26 a 35 anos sendo a maior da bolsa.

A possibilidade de começar a investir com uma baixa quantia e ainda poucas taxas é o que seduziu um novo público para a renda variável mesmo em um tempo sensível para a economia e a sociedade em geral. Entretanto essa facilidade de acesso traz uma série de preocupações. Aqui vão alguns conselhos para o investimento ser sem dores de cabeça, para poder aproveitar o melhor das plataformas online.

Preocupação com a segurança

Assim como com o aplicativo do banco, é preciso tomar muito cuidado com a segurança de sua senha e também com mensagens estranhas enviadas supostamente pela plataforma de investimentos. É melhor desconfiar sempre.

Fique atento ao risco

A empolgação com grandes ganhos é difícil de evitar, mas nos investimentos o jogo sempre é a longo prazo (pense na aposentadoria ou em compras grandes, como uma casa), trabalhando passo a passo para a conquista desses objetivos.

Diversifique sempre

A Bolsa de Valores tem empresas de grande valorização, como as empresas de tecnologia nos últimos anos, mas ela é volátil e as quedas acontecem. Diversifique seus produtos, investindo no que você conhece e com diferentes níveis de segurança.