Assistência Social ganha ônibus para atender com equipe volante em toda a cidade

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (13), no pátio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, a solenidade de entrega do ônibus do Projeto Social denominado “Prefeitura Mais Perto de Você” ,que é executado pela Secretaria de Assistência Social (SAS).
O Projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”, nasceu em 2019, no primeiro mandato do prefeito Odilon Ribeiro, com o propósito de aproximar e levar até à população os serviços públicos e atendimentos prestados pela equipe de Assistência Social do município. Em seu primeiro ano de execução, o Projeto “Prefeitura Mais Perto de Você” obteve êxito, levando atendimento, serviços e curso da Assistência social para aldeias indígenas, distritos e assentamentos do município de Aquidauana.
Esse projeto itinerante, em primeiro plano, teve como missão ajudar as famílias, que precisavam do CRAS, CREAS, CRAM e Bolsa Família, de serviços da SAS, mas nem sempre tinham condições de sair das localidades onde moram para vir até a cidade para procurar o atendimento. No entanto, em 2020, devido a pandemia de Covid-19, os atendimentos do projeto itinerante “Prefeitura Mais Perto de Você” foram suspensos, gerando, assim, uma grande demanda reprimida para a população dessas localizadas.
Atendendo aos pedidos realizados pela população e buscando aperfeiçoar o serviço da “Equipe Volante”, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recuperou um ônibus que antigamente era usado para atendimentos odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde, que já estava nos inservíveis e foi reformado.

Foram investidos na reforma do ônibus, cerca de R$ 40 mil reais, dinheiro proveniente do Fundo Municipal da Assistência Social, que possibilitou a compra de pneus novos, manutenção do motor, da parte elétrica, suspensão, ar-condicionado, pintura interna, plotagem, mobília e entre outros reparos necessário para que o ônibus ficasse adequado para uso.

O prefeito Odilon Ribeiro, acompanhado do secretário de Assistência Social Marcos Chaves e dos secretários Ernandes Peixoto(Finanças), Marluce Luglio (Administração), Cláudia Franco (Saúde), Archibald Mac (Obras ),Wanderlei Mariano (Meio Ambiente),  Naiara Nogueira (Produção) e dos vereadores Reinaldo Kastanha, Tião Melo, Everton Romero, Nilson Pontin, Clérinton Alvarenga, Sargento Cruz, Marquinhos Taxista, Sebastião do Taboco, Valter Neves e Humberto Torres, fez a entrega oficial do ônibus.

Agora, preparado para o atendimento da equipe volante na zona rural, aldeias, distritos, assentamento e nos bairros da cidade, o ônibus será suporte para os atendimentos gratuitos para a população, levando a Assistência Social de Aquidauana mais perto das pessoas, ofertando todos os serviços do CRAS, Bolsa Família, CREAS, CRAM, Casa do Trabalhador e entre outros atendimentos.

Na sua fala, o prefeito Odilon Ribeiro destacou a recuperação de um patrimônio publico que servirá para atendimento direto da população. “Este é o papel da prefeitura, utilizar seus serviços que venham ao encontro direto dos interesses das pessoas que necessitam dos mais diversos atendimentos”, afirmou Odilon. O prefeito também ressaltou o trabalho da equipe da prefeitura que, neste momento difícil de pandemia, dá todo carinho e acolhimento que a população necessitada. Também falou da parceria com a Câmara de Vereadores, por meio da qual, estão construindo uma cidade mais justa e agradável para se viver.

O secretário Marcos Chaves disse que, o ônibus não só vai atender a Assistência Social, como vai ficar à disposição de todas as secretarias. “Temos um ônibus pronto para atender a população de Aquidauana, seja na área urbana ou rural tanto no serviço da assistência, como das demais pastas do município. Com um custo baixo, vamos colocar para funcionar um serviço tão importante para a população que ainda tem muitas duvidas sobre os programas sociais. Agora temos um escritório móvel que vai dar toda estrutura para atendermos a população”, finalizou Marcos Chaves.

O vereador Reinaldo Kastanha, que na oportunidade falou em nome da Câmara de Vereadores, lembrou do esforço que a prefeitura fez por meio da Secretaria de Assistência Social na reforma e recuperação do veículo. “Este ônibus poderia estar esquecido, mas o esforço da prefeitura em colocar para funcionamento fez toda a diferença. Isso vai ser de bom uso principalmente para aquelas pessoas que moram nos distritos, aldeias e assentamentos. Com certeza, esses serviços vêm ao encontro com a necessidade dessas pessoas. Os vereadores são parceiros da administração, e vamos agregar muito para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, destacou o vereador.

Fonte: AGECOM