A Prefeitura de Aquidauana, diante dos alertas recebidos de que haverá uma forte frente fria, com previsão de frio intenso para toda a região, instalou a partir de hoje, 28, um abrigo emergencial para atender exclusivamente às pessoas em trajetória de rua e migrantes que estão no município.
De 28, 29 e 30 de julho de 2021, funcionará o abrigo emergencial no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV Urbano), na antiga escola Nilzalina Pontes Lemos, um abrigo provisório em caráter emergencial para as pessoas em trajetória de rua e migrantes devido a previsão de frio intenso para esse período.
“Não queremos que nenhuma pessoa em situação de rua pereça ou, até mesmo, venha a óbito por conta do frio. As equipes estão de plantão, já está tudo organizado e com os cuidados de biossegurança para atender quem mais precisa de ajuda pra enfrentar esse frio rigoroso que está previsto. Pedimos às pessoas que compartilhem o contato do Plantão Social e ajudem na divulgação para que todos sejam alcançados e atendidos”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
No abrigo está disponível estrutura física para banho e higiene pessoal, dormitório com colchão, kit de higiene, toalhas e cobertores. Aos abrigados serão servidas as refeições: café da manhã e jantar. O abrigo foi instalado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Câmara Municipal de Aquidauana.
A equipe da Secretaria de Assistência Social e do CREAS, no plantão de inverno, estará fazendo as rondas nas ruas da cidade, região onde geralmente ficam as pessoas em situação de rua e serão convidados para irem ao abrigo. O Corpo de Bombeiros de Aquidauana também estará dando apoio para direcionar as pessoas em situação de rua para o abrigo de inverno.
A equipe do CREAS será responsável pela abordagem social, triagem e acomodação dos mesmos no abrigo. “Este atendimento é exclusivo para aqueles cidadãos que realmente não tem para onde ir, não tem um familiar para ajudar e para socorrer”, completou o secretário da SAS, Marcos Chaves.
É importante informar que as pessoas em trajetória de rua e migrantes são público-alvo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atendimento prestado continuamente pela Secretaria de Assistência Social, e são atendidos pela equipe técnica durante todo o ano, sendo disponibilizados benefícios eventuais e encaminhamentos conforme a situação específica de cada um.
COMO ACIONAR O PLANTÃO SOCIAL DE INVERNO?
Qualquer cidadão que ver alguém em situação de rua, passando frio e que precisar de ajuda pode acionar o Plantão Social pelo telefone: 99288-3963, número que recebe ligações e whastapp.
Fonte: AGECOM



