Agepen recebe doação de livros do Instituto Histórico e Geográfico de MS

Em alusão ao Dia Nacional do Escritor – celebrado em 25 de julho, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebeu a doação de centenas de livros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). A entrega foi realizada, na tarde dessa sexta-feira (23.7), e contemplou 515 obras literárias regionais, nacionais e estrangeiras.

Os livros irão compor o acervo bibliográfico das unidades penais da capital e contribuirão para o projeto de Remição pela Leitura desenvolvido juntos aos custodiados.

Presente na entrega, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu o apoio recebido da instituição que será de grande proveito para a expansão do conhecimento dos reeducandos. “A leitura traz benefícios no sentido de incutir novos valores e mudança de comportamento nos internos, além de garantir maior disciplina dentro do ambiente carcerário”, enfatizou.

As obras foram arrecadadas como parte do projeto “IHGMS Vai Aonde o Povo Está”, que este ano encampou a proposta de contribuir com o sistema prisional. Para tanto, o Instituto Histórico e Geográfico mobilizou seus associados que conseguiram arrecadar o montante de 515 livros.

Durante o encontro, a presidente do Instituto, Madalena Dib Mereb Greco, enfatizou sobre as principais atribuições do grupo, que é formado por associados com diferentes talentos. “Aqui cada um contribui com sua expertise, temos o espírito de servir e tenho certeza que iremos realizar muitos outros projetos interessantes com o sistema prisional”, afirmou.

A sugestão para esta adaptação aos tempos pandêmicos foi da associada Vera Tylde de Castro Pinto e acolhida pela Diretoria do IHGMS, por conta de seu sentido educativo e humanitário. Teve a participação ativa de Iolete Moreira, que mobilizou o corpo de associados para recolhimento das obras.

Já o diretor executivo do Instituto, Paulo Cabral, destacou o poder da leitura e que as obras literárias representam um canal extraordinário de conhecimento. “A intenção dessa doação é despertar nos internos os leitores potenciais que são”, frisou.

Instituído em 2018, o projeto do IHGMS foi concebido pela associada Iolete Moreira, já distribuiu cerca de 2.000 livros na Praça Ary Coelho, em duas edições consecutivas. Com as restrições sanitárias impostas para o controle da pandemia de Covid-19 não foi possível a sua realização no ano de 2020.

A entrega dos livros foi realizada no Auditório Acyr Vaz Guimarães do IHGMS, e contou com a presença da Diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro; a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Clarice Benites; além dos associados do IHGMS, sendo adotadas todas as normas de segurança para o evento.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen