Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio florestais na região de Aquidauana

Desde o dia 20 de abril de 2021 o 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Aquidauana (1ºSGBM/Ind) encontra-se com uma equipe composta por 4 (quatro) militares e 1 (uma) viatura para realizar as atividades de preparação, prevenção e combate a incêndios florestais dentro da área de atuação, que compreende as Cidades de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Bodoquena.

Durante os meses de Abril, Maio e Junho trabalhou-se com ênfase na prevenção e preparação aos incêndios florestais, durante essa fase o 1º SGBM/Ind orientou diretamente mais de 550 pessoas através palestras e instruções, e catalogou mais de 200 propriedades rurais na região, obtendo informações importantes para as ações de combate como: contatos de proprietários e responsáveis pelas propriedades, existência ou não de pista de pouso, quantidade de máquinas como trator, arado e pipa disponíveis para eventual combate a incêndio.

De maneira indireta, foram concedidas 6 entrevistas aos meios de comunicações (imprensa) com o intuito de se fazer chegar nos locais mais remotos as informações de prevenção aos incêndios florestais.

No dia 2 de julho o CBMMS iniciou a fase de resposta aos Incêndios Florestais, nesta fase a prioridade são as ações de combate aos incêndios florestais, desta forma, a guarnição é deslocada para monitorar os focos de calor. Durante o monitoramento as equipes já se depararam com queimas de leiras e até mesmos incêndios florestais de pequena e média proporção.

O Corpo de Bombeiros Militar ressalta a importância do fiel cumprimento das Normas Técnicas 17 e 45 do CBMMS para evitarmos incêndios florestais nas propriedades rurais e que estão disponíveis no site www.bombeiros.ms.gov.br, o Corpo de Bombeiros Militar relembra ainda que, de acordo com a Portaria Nº 926 do IMASUL, estão suspensas todas as autorizações de queima controlada no Estado de Mato Grosso do Sul.