Pagamento de parcelas do FCO para atividades impactadas pela pandemia é prorrogado

O pagamento de parcelas dos financiamentos realizados com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), foi prorrogado até o dia 31 de dezembro.

Os recursos foram disponibilizados para atender os setores e atividades mais afetados pela pandemia da Covid-19 e a prorrogação foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional.

A medida, defendida pelo governo Estadual, foi adotada após pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional, a quem compete propor condições de crédito com os recursos dos fundos constitucionais.

As parcelas com vencimento entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro deste mesmo ano,  das operações de crédito não rural, contratadas com recursos do FCO até 31 de dezembro de 2020, podem ser prorrogadas por até 12 meses.

De acordo com o secretário da Semagro, Jaime Verruck, a prorrogação das parcelas beneficia todos os setores de atividade econômica de Mato Grosso do Sul.

Também está autorizado a prorrogar para até 31 de dezembro de 2021 o vencimento das parcelas com vencimento entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, vencidas e vincendas, das operações de crédito rural contratadas com recursos do FCO até 31 de dezembro de 2020 por mini e pequenos produtores rurais, inclusive agricultores familiares.