Selo Arte pode levar produtos artesanais de Aquidauana para todo o Brasil

Sabe aquele produto artesanal que conquista o paladar, que você come e não esquece o sabor e gostaria que outras pessoas provassem? Aquidauana tem vários produtos assim e que podem ganhar mercados de todo o país, se eles se enquadrarem nas exigências para receber o Selo Arte.
O Selo Arte garante aos produtores o direito de comercializarem os produtos de origem animal produzidos artesanalmente em todo o território brasileiro. A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção já iniciou a busca de parceria para conquistar esse selo para os produtos do município, visando aumentar o reconhecimento, comercialização e renda para os produtores artesanais aquidauanenses.
“Temos um trabalho alinhado com o prefeito Odilon Ribeiro para buscar meios de fomentar a venda e geração de renda para os nossos pequenos produtores do município. Esse Selo Arte garante e agrega valor ao produto, “abre as porteiras” para que os produtores possam vender para todo o Brasil. Recebem o Selo Arte, os produtos que são diferenciados, artesanais, que contam a história de uma região, de uma família, que são produtos especiais. Vamos trabalhar para conquistar esse selo para os produtos artesanais do nosso município”, completou a secretária Naiara Nogueira.
Na última semana, a secretária Naiara Nogueira se reuniu com o diretor-presidente da IAGRO Daniel Ingold para afinar as condutas do município para a emissão do selo arte. Conforme levantamento da Secretaria de Produção, Aquidauana já possui dois produtores com potencial para receber o Selo Arte.
Conforme especifica as regras do Selo Arte, os produtos alimentícios de “origem animal” produzidos de “forma artesanal” devem ser elaborados, com a predominância de matérias-primas de produção própria ou de origem determinada, resultantes de técnicas predominantemente manuais, adotadas por indivíduos que detenham o domínio integral do processo produtivo.
Na prática, por exemplo, no caso do “Selo Arte”, caso uma queijaria “artesanal” de Aquidauana-MS, “registre” o seu empreendimento e o seu produto no Sistema de Inspeção Estadual (SIE), ele poderá ser comercializado em qualquer parte do país, inclusive para os mercados institucionais e do exterior (exportação).
Em 2019, o governador Reinaldo Azambuja lançou o Selo Arte em Mato Grosso do Sul, certificação instituída pelo governo federal, que possibilita a livre comercialização desse tipo de produto produzidos de forma artesanal, sejam comercializados em todo o país, desde que sejam cumpridas as exigências sanitárias, de fabricação e de boas práticas agropecuárias.

Fonte: AGECOM