Em parceria com o IFMS, projeto de extensão gera Registro de Software para o Campus de Aquidauana da UFMS

Cidades e comunidades sustentáveis é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com os quais uma série de países, entre eles o Brasil, comprometeram-se a alcançar junto à Cúpula das Nações Unidas. Uma das metas é reduzir o impacto ambiental negativo, melhorando a gestão de resíduos sólidos, dentre os quais aqueles que podem ser reciclados.

Pensando nisso, um projeto de extensão coordenado pela Profa. Lucy Ribeiro Ayach, do Campus de Aquidauana da UFMS, e que envolveu uma equipe multidisciplinar formada por professores e alunos da UFMS/CPAQ e do IFMS, desenvolveu um aplicativo chamado Rede Recicla, que conecta moradores de Aquidauana e Anastácio a catadores de resíduos recicláveis e empresários do setor. Além do benefício ambiental trazido pela destinação adequada de resíduos que podem ser reciclados, a iniciativa também estimula a geração de renda, inspirando-se em conceitos da economia criativa e economia circular. De acordo com a Profa. Lucy, “o projeto incentiva e promove a facilitação para a destinação adequada de recicláveis em Aquidauana e Anastácio”

Aplicativo já está disponível na play store (clique para aumentar)

O projeto de extensão destacou, também, a importância da interdisciplinaridade e de parcerias. A equipe do projeto é composta pelos professores(as): Daniela Althoff Philippi; Ana Graziele Lourenço Toledo; Neliane Robaldo Guedes Corrêa (Curso de Administração); Eva Teixeira dos Santos; Paulo Roberto Joia (Curso de Geografia); Prof. Leandro de Jesus e Prof. Marcia Ferreira Cristaldo (Instituto Federal – Curso de Informática), juntamente  com o aluno orientando, Luiz Eduardo Benedito Cavalheiro; Tenente Matheus Veloso Daher (Representante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana); Profa. Ana Fábia Damasceno Silva Brunet (Prefeitura de Aquidauana – Secretaria de Educação); alunos dos cursos de Administração, Biologia e Geografia: Samuel Max Rodrigues da Silva; Rinaldo de Andrade Toniazzo; Ana Flávia Fontes e alunos do curso de Mestrado em Geografia: Gerusa de Figueiredo Leite Silva; Polyana Milena Simão e Nelson Oliveira da Cunha.

O aplicativo funciona a partir da geolocalização, a exemplo de outras soluções utilizadas para obter identificação de localidades em mapas virtuais e interativos. O registro do aplicativo foi encaminhado ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com o apoio da servidora Vilma Ramos da Aginova (Agência de Inovação). Segundo a Profa. Ana Graziele, responsável pelos encaminhamentos relativos ao registro de software e divulgação do projeto, “o registro garante para os titulares e autores a proteção da criação nos termos da lei, fortalecendo o posicionamento das instituições envolvidas no cenário de inovação que está se consolidando no estado de Mato Grosso do Sul”.

A partir de agora, a equipe irá dinamizar a divulgação e adesão da comunidade local ao Rede Recicla. Ações de comunicação serão iniciadas com o objetivo de divulgar a ferramenta e promover os benefícios proporcionados. Para 2021, está sendo desenvolvida uma proposta de continuidade do projeto, mas, desta vez, voltada para educação ambiental nas escolas e demais segmentos da sociedade.

O aplicativo está disponível para download no Google Play: basta procurar por Rede Recicla. O aplicativo é gratuito e os catadores e empresários do setor de reciclagem que possuam interesse em participar podem entrar em contato com a Profa. Lucy, pelo e-mail: lucy.ayach@ufms.br, informando nome, endereço e contato.