Final do Festival On-Line da Melhor Idade terá participação da cantora Delinha, a Dama do Rasqueado

A grande final do Festival On-Line da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul – Dança de Salão 2020, nesta quarta-feira (2), a partir das 15 horas, não poderia ter melhor presença ilustre: a cantora Delinha. A “Dama do Rasqueado” e “Embaixadora Cultural de Mato Grosso do Sul” vai acompanhar as apresentações dos casais finalistas e cantará seis músicas nos intervalos. A artista terá ao seu lado o Grupo Antigo Aposento, formado pelo seu filho João Paulo Pompeu, Nilsinho “Chamamezeiro” e Raphael Vital, com transmissão ao vivo no canal oficial da Fundesporte no YouTube.

A competição virtual é organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), e é uma ação inédita voltada à população idosa durante o período de pandemia da Covid-19. O objetivo é incentivar, por meio da dança, a prática esportiva como forma de melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, fortalecimento do sistema imunológico.

Na final, os seis casais classificados vão dançar ao som do chamamé. Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a participação especial de Delinha vai abrilhantar ainda mais o evento. “A Delinha é um ícone da música sul-mato-grossense e vai fechar com chave de ouro o nosso evento. Não tem como não pensar no chamamé, na música regional e não lembrar da nossa rainha”.

Delinha, de 84 anos, que em mais de 50 de carreira cantou ao lado de seu companheiro Délio (dupla Délio & Delinha), possui a maior discografia da história do Estado, com 32 títulos lançados (19 álbuns e dois DVDs). “É uma expoente da nossa cultura e é uma honra poder recebê-la na final do Festival. Sem dúvidas, também é uma forma de homenagear essa artista que há mais de 60 anos vem se dedicando à música”, salienta a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Pereira Quaini.

Vale o título

Estão na final os casais dos municípios de Caarapó, Glória de Dourados, Ivinhema, Maracaju, Sidrolândia e Vicentina. Estes serão avaliados por cinco jurados técnicos, especialistas em dança de salão do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC) da Secretaria de Estado de Educação (SED), vinculado à Fundesporte. Serão julgados os quesitos ritmo, sincronismo, criatividade e expressão. Os três primeiros casais receberão troféu. Além disso, todos os participantes vão ganhar placa de homenagem.

Por meio de votação popular, com link disponibilizado durante a transmissão ao vivo, serão escolhidos os Centros de Convivência dos municípios com maior torcida. Os três mais bem votados receberão kits esportivos da Fundesporte.

Confira a ordem de apresentação dos casais na final (02/12) e as respectivas músicas, todas da cantora Delinha:

Casal 1 – Maracaju: Ida Biersteker e Olívio Portela (Música “Prazer de Fazendeiro”)

Casal 2 – Glória de Dourados: Maria Fernandes e Antonio Correia (Música “Antigo Aposento”)

Casal 3 – Vicentina: Dejanira Santos e José Santos (Música “Por Onde Andei”)

Casal 4 – Caarapó: Maria Elias e Jose Elias (Música “Prenda Querida”)

Casal 5 – Ivinhema: Eunice Moura e João Ferreira (Música “Chora Chora Violão”)

Casal 6 – Sidrolândia: Anália Lopes e Wilson Canejo (Música “O Sol e a Lua”)

Serviço

Evento: Final do Festival On-Line da Melhor Idade de MS – Dança de Salão 2020, com participação especial da cantora Delinha e Grupo Antigo Aposento

Data: 2 de dezembro de 2020 (quarta-feira)

Horário: 15 horas

Transmissão ao vivo no canal oficial da Fundesporte no YouTube: youtube.com/FundesporteMSOficial

Lucas Castro, Fundesporte

Foto de destaque: Divulgação